Pergunta sem sentido

Foto: Margarida Csilva

Pergunta, agora, por nós, ao SENHOR, por que Nabucodonosor, rei de Babilônia, guerreia contra nós; bem pode ser que o SENHOR opere conosco segundo todas as suas maravilhas e o faça retirar-se de nós.

Jeremias 21.2

Os israelitas de Judá pediram ao profeta Jeremias que fizesse uma pergunta sem sentido ao Senhor. Segundo disseram, não entendiam a razão de Nabucodonosor, o perverso rei da Babilônia, guerrear contra eles. Quem não tem o Deus da paz e da segurança sofre ataques das forças infernais com frequência. Conforme as Escrituras revelam, o homem precisa se conhecer e saber agir, a fim de se livrar das investidas do diabo (2 Tm 3.16,17)!

Quando fizermos perguntas incoerentes ao Altíssimo, não seremos respondidos. Só existirá comunhão com Deus, se o homem demonstrar arrependimento dos seus erros, confessando-os e pedindo a libertação completa deles. Deve haver mútua confiança entre Deus e o homem, lembrando que o Pai celeste conhece o coração humano. É impossível enganar o Onisciente!

Se Judá estivesse fazendo o certo, as forças inimigas não o venceriam. Porém, estando fora da Aliança com o Senhor, o povo de Deus deu brecha no muro de fogo que o protegia, e Satanás entrou com os seus males (Zc 2.5). Acerte-se com o Altíssimo, e mal algum lhe sucederá. Quem brinca com a fé precisa entender que Deus guarda os Seus servos fiéis. Por outro lado, se a pessoa estiver no pecado, o mal irá atacá-la. O Senhor é justo!

Vivendo na presença de Deus, descansaremos à Sua sombra, como declara o salmista: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará (Sl 91.1). Por que muitos não levam a sério as advertências divinas? Pelo fato de amarem as trevas. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más (Jo 3.19). 

O povo de Deus ousou falar com Jeremias, o qual já o havia advertido acerca da invasão do rei babilônico a Judá, na qual levaria cativos seus melhores cidadãos, dizendo que poderia ser que o Altíssimo operasse com eles segundo as Suas maravilhas. Ora, isso era o proposto pelo Senhor; bastava que os israelitas se arrependessem dos pecados. O povo e as autoridades erraram tanto que Deus não agiu em favor deles.

Muitas famílias abandonam a igreja e, quando a situação sai do controle, pedem oração aos servos de Deus. Quando falamos que a falta de comunhão com o Pai faz o mal surgir, elas prometem voltar a servir a Ele, mas isso nem sempre acontece. Se receberem a cura do enfermo ou a solução da crise, voltarão ao erro. Ora, ninguém consegue enganar o Senhor, que é a Verdade.

Imagine como será no Dia da volta de Cristo, quando for presenciado o grande poder do Céu! Os desviados da fé se desesperarão, clamando por misericórdia, mas ela não lhes será concedida. Esta é a hora de se acertar com Deus.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, Salvador da humanidade! Ao ver a maneira como agem alguns membros de igrejas, ficamos preocupados. Uns afirmam serem salvos, mas não vivem como tais, igualando-se ao povo do reino de Judá!

É necessário servir a Ti com inteireza de coração, como Tu estabeleces na Palavra. A Tua destra jamais deixaria de barrar qualquer ameaça maligna contra os Teus santos. Infelizmente, muitos não Te procuram, pecam e não se arrependem de viver na carne!

Os israelitas queriam saber a razão de Nabucodonosor ir contra Judá. Eles pensaram que, se Tu ouvisses o pedido deles, Tu desbaratarias o rei da Babilônia, dando-lhes a liberdade e operando maravilhas no meio deles como no passado. Eles procederam feito crianças. Misericórdia, Pai!