Por causa da minha justiça

Foto: Emmanuel Phaeton

Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, os lançar fora, de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir, porque, pela impiedade destas nações, é que o SENHOR as lança fora, de diante de ti.

Deuteronômio 9.4

Tudo tem o seu tempo certo (Ec 3.1), mas parar de pecar tem de acontecer no momento em que você descobre algo errado. Assim, o laço com o diabo é cortado, e ele já não tem poder de operar na sua vida para separá-lo de Deus (Is 59.2). Quem demora a abandonar as transgressões vê que o “prejuízo” só aumenta. Uma gota de veneno é suficiente para acabar com a sua vida (Hb 10.26-31).

Não é bom se gabar de ser inteligente. Às vezes, pensamos que algumas decisões que tomamos são boas, mas, depois, concluímos que eram até fatais. Ora, Deus nos alerta dos perigos que nos rondam e da pessoa de má índole de quem devemos nos distanciar. Quando perceber que determinada amizade pode levá-lo a pecar, pare e obedeça ao que diz o Espírito Santo está sinalizando.

Os israelitas teriam participação efetiva nas batalhas contra os inimigos, mas somente Deus lhes daria a vitória; portanto, a glória teria de ser dada a Ele. As pessoas gratas serão bem conduzidas na vida, mas quem não tem gratidão tropeçará sempre: Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado (Mc 4.25). Procure ser grato ao Senhor, para que não lhe falte mais avisos do Altíssimo. Ele é nosso Amigo!

Creditar as intervenções do Senhor à nossa capacidade de prever o mal e de nos afastar dele é uma atitude tola e trágica. A verdadeira justiça só opera quando temos a bênção de sermos divinamente avisados e agimos em obediência a Deus. O nosso sumo Pastor deseja continuar nos ajudando a realizar a obra do melhor jeito, o dEle. Além de gratos, devemos estar ligados ao Pai, a fim de não deixarmos a porta aberta para o inimigo cruel. Creia e ore!

A impiedade do seu adversário impede que Deus o abençoe. Nem mesmo alguém que se diz justo, mas age como ímpio, pode ser abençoado, pois impiedade é pecado, e todo pecado afasta quem o pratica do Criador. Não basta a uma pessoa dizer que ama o Senhor; ela tem de provar que isso é verdade (Jo 14.21). O cristão que não lê a Bíblia e não respeita o que ela diz sobre qualquer assunto constata que a sua atitude fecha as portas da sua vida para Deus guardá-lo.

A vida e a família de Davi foram arruinadas quando este pecou contra Urias. Os inimigos do rei falaram mal dele em toda a parte, e a sentença de Deus foi esta: Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher (2 Sm 12.10). Você pode ser tentado e estar a ponto de cair, mas, se for sincero com o Senhor e pedir que Ele o ajude a se livrar da tentação, receberá o socorro divino.

Dê atenção ao recado do Pai e firme-se nEle. O Altíssimo lançará fora seus oponentes e lhe dará o escape da tentação que está levando-o à beira do precipício.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus de amor, bondade e misericórdia! Tu nos acompanhas e guias em tudo. Contigo, nada do inimigo nos atingirá. Mesmo que a tentação tenha nos cegado e estejamos quase caindo nas garras do diabo, Tu lançarás fora de diante de nós o tentador e as suas mentiras. Tu és o nosso Pai!

Somos gratos porque Tu nos assistes em nossas fraquezas e colocas limites à obra do maligno. Por causa disso, ele não nos tem em suas mãos. A Tua bondade há de nos proteger e salvar da queda. Faltam-nos palavras para Te agradecer!

Tu és fiel, ainda que sejamos infiéis! És o nosso maior e melhor Amigo, Aquele que nunca nos abandona. Que jamais possamos dar ouvidos a quem nos instrui a fazer algo contrário à Tua Palavra, seja quem for, um amigo ou familiar. És o Soberano!