Por causa da palavra de Deus
2025-01-07 03:00:00
Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo.
Apocalipse 1.9
As pessoas que entendem a necessidade de aceitar Jesus como Salvador, para terem suas almas salvas e fiquem protegidas das investidas do reino das trevas, farão tudo para ajudar outras, de todos os povos, a conhecerem quem é o Filho de Deus e o que o Salvador tem para elas, após se entregarem a Ele. O mundo precisa conhecer os salvos!
João foi confinado na ilha de Patmos, quando Domiciano governava o Império Romano. A pretensão era silenciar uma voz que mostrava às pessoas o quanto elas precisavam de Cristo. Apesar de ter sofrido ao ser enviado para aquele lugar ermo, lá João foi visitado pelo anjo do Senhor, a fim de que entendesse as revelações e se recuperasse da maldade que padecera. O livro das revelações foi escrito nesse período (Ap 1.1-3).
Em Apocalipse, o apóstolo se identifica como servo (v. 1), nosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo (v. 9a). Enquanto os Césares se entregavam a orgias, naquele local solitário João recebeu a visita do Rei dos reis, que o inundou de paz e lhe gerou paciência. Ele compreendeu a razão de ter sido enviado para aquela ilha, onde escreveu tudo o que aprendeu de Jesus a respeito do que, um dia, acontecerá. Algumas profecias se cumpriram naquela época; outras se cumprirão no futuro. Que bênção!
João disse que vivia na paciência de Jesus Cristo. Veja, a paciência dos santos (Ap 14.12) é uma das bênçãos que nos levará à plenitude espiritual (Gl 5.22; Ef 4.13). Cristo ainda não nos levou para o Céu após nos salvar, porque deseja que anunciemos o Evangelho aos perdidos da nossa geração e lhes ensinemos o significado e a importância de fazermos a vontade do Senhor. Precisamos falar do que Deus promete a todos os que conhecem a Verdade e andam nela.
João não ficou mal-humorado nem zangado com ninguém por estar naquela ilha. Ele estava lá por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo (Ap 1.9b). Os salvos jamais devem irritar-se se essas duas razões também os levarem para os recantos mais distantes da Terra. Ora, é infinitamente melhor estar longe de tudo e de todos, até da nossa família, se o nosso Deus tiver nos enviado para lá!
Quando a Palavra nos alcançou, tudo o que diz respeito à vida e à santidade nos foi dado pelo poder de Deus (2 Pe 1.3), por isso devemos servir ao Senhor alegremente, independentemente de onde Ele nos colocar. O mais importante é saber que Ele prometeu estar conosco sempre: Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei (Js 1.5). Do que mais o servo de Deus precisaria?
As palavras do Altíssimo a Josué servem para quem entrega a sua vida a Cristo e é enviado a testemunhar sobre Ele até aos confins da terra (At 1.8). Os ungidos pelo Espírito Santo hão de experimentar Seu verdadeiro amor de modo especial. Tal como Josué, que substituiu Moisés na liderança de Israel, nós representamos Jesus e recebemos autoridade dEle para realizar as mesmas obras (Jo 14.12).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor, nosso Guia e Protetor! João foi banido para a longínqua ilha de Patmos, mas não Te questionou nem reclamou, dizendo que Tu não o guardaste de tamanha maldade humana. Tu estavas lá com o Teu servo para o bem dele!
João reconheceu que a causa de ser exilado foi a Tua Palavra. Se não a tivesse abraçado, estaria em liberdade, porém vulnerável às astutas ciladas do inimigo. Sendo assim, tem misericórdia dessa pessoa que, em vez de agir como Tua serva, age como uma criança mimada, reclamando de tudo! Tu também és a Força dela!
O apóstolo citou o testemunho de Jesus Cristo como outro fator que o levou a ser preso em Patmos e a ficar anos longe da família, dos amigos e dos irmãos em Cristo. No entanto, apesar de idoso, João não ficou doente, porque Tu eras com ele e o renovaste. A Ti seja a glória!