Por causa das mesmas obras

Foto: Bill Cross

Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

João 14.11

Nesse versículo, Jesus afirma que as obras que as pessoas O viam operar em Seu ministério atestavam que Ele estava em Deus e eram para a glória do Pai, por isso a importância delas. Cristo viu Seu Pai realizá-las primeiro, e nós devemos esperar do Céu e entender bem a revelação do que saiu dos lábios de Cristo. Esse é o ponto que fará a nossa fé crescer!

Medite sobre essa outra afirmação do Mestre: Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou (Jo 5.30). Jesus falou como ouviu, e isso nos estimula a ouvir e a entender a Palavra de Deus. Nada virá à nossa mão por acaso, e sim se compreendermos as Escrituras e fizermos conforme procedeu o Senhor.

Em outro versículo, o Salvador disse que o Pai Lhe mostrava tudo o que fazia. Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis (Jo 5.20). Ora, Jesus veio para nos ensinar a fazer a vontade de Deus com perfeição. Precisamos caminhar no entendimento bíblico, para discernir o que Cristo nos mostra por nos amar!

Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor (Jo 15.9). Dos lábios do Salvador saiu essa linda declaração que nos coloca de pé, prontos para fazer as mesmas obras realizadas por Ele. Precisamos entender como o amor do Pai operava no Filho, para aproveitarmos a mesma operação do Salvador, pelo Espírito Santo, em nós. Afinal, o amor de Deus é o mesmo. Devemos executar as mesmas obras de Jesus, e outras maiores (Jo 14.12).

Sabemos que tal entendimento não vem por dedução nossa, e sim pela revelação do Altíssimo, a qual nos fará ir aonde Jesus foi, para que possamos operar as maravilhas divinas. Esse é o desafio a ser vencido pela força do Espírito de Deus, como Zacarias falou: E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos (Zc 4.6). Ele nos anuncia o futuro!

Por mais ansiosos que estejamos, nada faremos por nós mesmos. Agora, se permanecermos no Filho e se as Suas palavras permanecerem em nós, chegaremos onde Deus deseja (Jo 15.7). Nada é impossível ao que crê: E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá—e há de passar; e nada vos será impossível (Mt 17.20).

Alguns irmãos do passado chegaram perto de fazer as mesmas obras. Quanto a nós, nada sabemos até que o Espírito do Senhor nos abra a Palavra e, então, como Paulo, diremos com confiança: Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fp 4.13). Quando o entendimento bíblico alcançar você, seja humilde e deixe o Senhor usá-lo como Ele deseja!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai, Criador e Sustentador! Temos de aprender mais de Ti, amar o Teu Filho e Te servir como desejas. Somos filhos do Teu amor. Cremos em Jesus pelas declarações da Tua Palavra e pelos feitos dEle. Porém, precisamos de Te conhecer mais e melhor!

Jesus estava em Ti, e queremos que Ele esteja em nós, para sermos um Contigo e com o Filho, conforme Ele mesmo clamou em João 17. Não podemos nos desviar do reto Caminho!

Precisamos fazer as obras do Mestre. Desse modo, provaremos que o Teu amor está em nós. Ajuda-nos a cumprir o Teu desejo, a fazer a Tua vontade e a Te dar o devido louvor. Somos gratos por nos teres salvado, chamado e enviado a cumprir o Teu propósito. Amém!