Por que temer?

2025-07-26 03:00:00
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
Mateus 8.26
Durante a forte tempestade no mar da Galileia, os discípulos passaram por grande provação na fé. Enquanto remavam, o barco era açoitado pelas ondas, e Jesus dormia. Será que o Mestre estava com tanto sono a ponto de a tempestade não O incomodar, ou apenas queria lhes dar uma boa lição? Fico com a última opção. Nada é pior do que se dar conta de um perigo e ter alguém dormindo ao seu lado. Então, como o vento se enfureceu, e o mar se encapelou cada vez mais, eles decidiram acordá-Lo, para que os ajudasse.
Quantas vezes parece que os problemas irão nos destruir? Contávamos com o auxílio do Senhor, mas o tempo passou, e não houve sinal de que Ele nos acudiria. Como agir? Os discípulos de Jesus O despertaram e clamaram: Senhor, salva-nos, que perecemos (Mt 8.25b). Como eles, temos de “acordar” o nosso Ajudador e clamar por Seu socorro urgente.
Se, um dia, você estiver em uma situação parecida; se as tempestades da vida o envolverem de tal modo que o façam temer e não ver o menor sinal de que Deus está operando, levante-se e, em o Nome de Jesus, exija que o mal, o qual parece estar ganhando a luta, bata em retirada para nunca voltar. Antes de repreender o vento, Cristo questionou Seus discípulos: Por que temeis, homens de pequena fé? Vigie e ore!
Naquele momento, não era a falta de fé dos discípulos, e sim a presença do medo, que os dominou. Ora, esse sentimento é uma porta larga pela qual o inimigo consegue nos atingir de modo que não conseguimos nem raciocinar. Nessa hora, o melhor é confiar, com todo o nosso coração, em Quem jamais falhou, Jesus, e repreender o mal, para que desapareça, e a paz volte a reinar.
Jesus fez o que qualquer um deles poderia ter feito, mas isso não aconteceu. Ora, devemos crer no ato de repreender os ventos e o mar, para que a tempestade passe, e imitá-lo, pois é um ensinamento valioso. Porém, isso só será possível, se estivermos em plena comunhão com Deus (Jo 15.1-7). Temos de agir como senhores da situação antes de parecer que os ventos vão embora e o mar silencie. Siga o que Cristo ensinou e aja em Seu Nome (Jo 14.12).
Não podemos nos comportar como pessoas que falam uma coisa, mas esperam os outros se manifestarem. O diabo sempre atua nesse sentido, mas não podemos temê-lo. Crendo que Jesus nos ensinou a Verdade, devemos proceder com base nela: Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras e venças quando fores julgado (Rm 3.4b). Se todo homem deve ser mentiroso, quanto mais em se tratando de demônios.
Nada é mais que recompensador do que confiar no fato de que a Palavra jamais falhará. Sendo assim, não deixe que pecados, mentiras ou qualquer outra coisa má exista em sua vida. Você pode e deve agir em o Nome de Jesus, confiando em Deus; afinal, Ele confia em quem chama para participar do Seu Reino.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus de todas as coisas! Quão maravilhoso foi o fato de os discípulos de Jesus estarem no barco enquanto Ele dormia. Quantas vezes Te deixamos “dormir” e, sem esperarmos, o inimigo surge com tempestades? Não podemos ter medo!
Somos homens de pequena fé, mas, mesmo assim, ela é suficiente para vencermos as lutas. Agradecemos por nos amares e nos tirares das garras do maligno. Só precisamos crer e repreender as forças das trevas para Te glorificar!
Tu nos ensinas o modo certo de agir diante do mal. Neste momento, tomamos posse da autoridade do Teu Nome e ordenamos a saída do mal da nossa vida. Nós o repreendemos, dizendo: “Saia em o Nome de Jesus”!