Posição de servo

Foto: Zoe Richardson

E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te e assenta-te à mesa?

Lucas 17.7

Gostamos de nos identificar como servos de Deus, mas entendemos o significado desse título? O Senhor nos envia ao campo para cuidarmos do gado ou trabalharmos na produção de alimentos. Então, ao voltarmos para casa, somos convidados por Ele para nos assentarmos à mesa, a fim de que Ele renove as nossas forças, e não para que Lhe preparemos o jantar. O Pai celestial é totalmente diferente!

Somos enviados à seara do Senhor visando à produção de alimentos, operando nas diversas etapas exigidas nesse processo, desde lavrar a terra a prepará-la para a semeadura, tomando os cuidados necessários com as pragas e os demais fatores que podem prejudicar a plantação, como a falta ou excesso de água, temperatura, poluição. Ao completar o ciclo das produções do campo, colhemos o fruto da bondade divina e vemos o resultado.

No campo missionário, há outros trabalhos relevantes para o Reino de Deus, como o dos obreiros. Eles cuidam do rebanho e são enviados para fazer da nossa missão algo grande. Mesmo que não tenham tanta experiência, eles logo são notados pela maneira de lidar com as pessoas. Esse grupo cuida para que nenhum mal ocorra com a obra do Senhor, por isso deve ser treinado para executá-la.

O trabalho de plantar e colher começa com a preparação do terreno, e não termina com a colheita do alimento, pois há outros grãos a serem semeados no período certo. A Igreja de Cristo que não mantém as suas plantações durante o ano fica sem colher durante o estio ou o inverno. Há tempo para tudo, por isso quem administra a fazenda do Criador deve estar atento às instruções dEle.

A obra de Deus é realizada no campo, e, após terminá-la, temos de voltar para casa do Altíssimo. Então, o que fazer? Esperar novas instruções! A pessoa que não se entregar ao Senhor, para que Ele a dirija continuamente, experimentará tentações que lhe sobrevirão e farão dela uma péssima administradora. Ver a casa cheia de problemas mostra que os encarregados não a têm vigiado. Uma porta aberta dá ao diabo a chance de executar o mal.

O Senhor ainda não nos dirá: “Acheguem-se e assentem-se à mesa para sempre”, porque a nossa missão não terminou. Um dia, Ele virá nos buscar para o Seu Reino, quando a obra dEle na Terra se findar. Ao sentirmos que há muito trabalho a ser feito, devemos olhar para o exemplo daqueles que viveram com Josué, o qual morreu aos 110 anos. Os anciãos sabiam que não podiam morrer cedo, porque precisavam ensinar os novatos a executarem o que Deus requeria deles, então viveram mais tempo (Js 24.29-31).

Após terminar as refeições, devemos limpar a cozinha e guardar os utensílios para dar, então, ao nosso corpo cansado o merecido descanso, e, no dia seguinte, recomeçamos o nosso trabalho. No âmbito espiritual, enquanto estamos na Terra, não há razão para pausas. O Senhor nos ajudará em tudo com prazer e sabedoria!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor dos senhores! Ainda há muito a se fazer aqui, e o poder para seguir adiante já nos foi dado. Agora, só nos falta buscar na Palavra as Tuas direções e esperar pela Tua ordem de avançarmos como nos foi revelado.

O mundo está perplexo com tantos acontecimentos, mas nem é o princípio das dores ainda. Temos de esperar em Ti, louvando o Teu santíssimo Nome e a Tua fidelidade. Veremos a Tua glória triunfar!

Não queremos nos acomodar, e sim agir no Teu poder. Nada nos parará até que Tu venhas nos arrebatar deste mundo dominado pela cobiça, pelos pecados de Sodoma e pela fúria dos Herodes, que se consideram os maiores reis da História!