Povo santo ao Senhor

2025-04-09 03:00:00
Porque povo santo és ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que sobre a terra há.
Deuteronômio 7.6
Essa mensagem veio logo após os israelitas terem sido convocados por Deus para ir ao monte Horebe, onde Ele manifestou a Sua glória e o Seu poder. Lá, ficaram com medo do que viram. O monte fumegou; havia fogo por todos os cantos, e isso os aterrorizou. Então, pediram que o Senhor não falasse mais com eles diretamente, e sim por intermédio de Moisés (Êx 19‒20).
O Altíssimo aprovou o pedido dos israelitas, para que Moisés lhes comunicasse as Suas orientações. Um dos primeiros “recados” foi que eles eram povo santo do Senhor, separado e exclusivo de Deus. Após a visão aterrorizante do Todo-Poderoso no monte, essa boa notícia os alegrou muito. Isso remete a Cristo em nossos dias, que nos anuncia o bem!
Há pregadores que nos condenam por sempre falarmos sobre as bênçãos reveladas pelo Evangelho. Parece que são mensageiros do diabo, pois a mensagem que pregam leva as pessoas a ficarem tristes, crendo que precisam viver de barriga vazia, com os sapatos gastos e pouca comida à mesa para agradar a Quem disse que veio nos dar vida com abundância (Jo 10.10b). Por que falam desse modo?
Os amigos de Jó foram consolá-lo, mas o acusaram o tempo todo de ter pecado. Por outro lado, o Senhor não viu culpa em Jó nem o repreendeu, e sim aos seus amigos: Sucedeu, pois, que, acabando o SENHOR de dizer a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó (Jó 42.7).
Somos o povo separado para viver a Boa Notícia e ir pelo mundo, a fim de contar a todos, religiosos ou não, que eles foram convidados a participar do banquete de Jesus e a comer as iguarias providenciadas por Ele na Sua morte e ressurreição. Hoje, podemos experimentar a riqueza da prosperidade da Sua Palavra. Os que nos acusam de anunciar a salvação comem o pior desta terra, o pão amassado pelo rei do Inferno, quando deveriam desfrutar do melhor de Deus (Is 1.19), em Quem deveriam crer.
Quão incoerente é a pregação do “evangelho da miséria”! Este afirma que Jesus pagou o preço, mas não ensina que todos podem usufruir dessa obra sem par realizada por Ele em favor da humanidade. Tais pregoeiros da mensagem negativa estão a serviço de quem? Devemos demonstrar-lhes misericórdia e amor, porque sua ignorância a respeito da obra de Cristo faz com que vivam sob a “pata” do inimigo, em vez de colocá-lo debaixo dos seus pés. Vigie!
Jamais creia em nada do que os fariseus modernos falam, pois se julgam os bons diante do Senhor, mas vivem fazendo e usando coisas condenadas pelas Escrituras. Todos nós iremos ao tribunal de Cristo e responderemos pelas nossas ações (2 Co 5.10).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus da Boa Notícia! É bom ouvir o que dizes na Tua Palavra! Por isso, nós Te dedicamos a glória, a graça e o louvor. Que o mundo entenda que Tu reinas sobre todos e nos escolheste, dentre todos os povos, para sermos o Teu povo particular.
Ajuda-nos a entender e a reivindicar aquilo que Jesus providenciou para nós por meio da Sua morte e ressurreição. Por causa disso, podemos viver de modo abundante e Te servir em santidade e amor!
Abençoado seja quem não mente e faz a Tua vontade em tudo o que coloca as suas mãos! Os perdidos precisam se entregar a Cristo e os fariseus modernos devem se render a Ti para alcançar a salvação eterna. Amém!