Povozinho de Israel

Foto: Keren Fedida

Não temas, ó bichinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel.

Isaías 41.14

Apesar de sermos pequenos, não precisamos temer, porque contamos com o Senhor, conforme Ele prometeu nas Escrituras. Para os perdidos, as orientações divinas não interessam, mas para nós são a garantia de sermos protegidos dos iminentes ataques contra nossa vida, família e nossas propriedades. Somos os herdeiros das promessas de Deus feitas a Abraão, o qual não temeu e foi ajudado. Vamos vencer tudo em Nome de Jesus!

Queremos aprender mais do Senhor, do que Ele pode fazer em nosso favor, a fim de vencermos as batalhas. No final da caminhada, teremos o prazer de testificar como Ele nos ajudou. Deus é o Todo-Poderoso, e, estando nEle, também seremos socorridos no que a Sua Palavra nos dirigir. Segundo afirmou o salmista Davi, diremos: No dia em que eu temer, hei de confiar em ti (Sl 56.3). Não há motivos para temer, porque Deus é o Maior.

Usando linguagem paternal, o Senhor nos aconselha a nada temermos, pois Ele nos pega pela mão (Is 41.13). Então, Deus nos chama de bichinho de Jacó, falando da origem da nossa vida. O diminutivo é usado para mostrar que o Criador conhece a nossa fragilidade diante do Universo e da vida, e também a nossa identidade como filhos dEle e herdeiros de Seu Reino. Logo, devemos nos assumir como filhinhos amados. Mesmo sendo considerados bichinhos, somos a habitação do Senhor e o lugar do Seu santuário. Que Deus é este?

Logo após Davi ser coroado rei, os filisteus se lançaram contra ele. O recém-empossado governante de Israel se armou e consultou o Senhor para saber se deveria enfrentar os inimigos, e o Onipotente consentiu. Davi infligiu-lhes grande derrota. Ao voltarem, o rei israelita perguntou novamente ao Senhor se tinha autorização para ir de novo, e a resposta foi sim. Porém, ele teria de esperar um barulho vindo da copa das amoreiras (2 Sm 5.17-25). Ouvir o Senhor nos dá a vitória!

Vivemos em uma época na qual as pessoas se dedicam às práticas religiosas, mas quem ama a Deus precisa perguntar a Ele como deve agir diante de um ataque maligno. Saiba que a falta de orientação dos Céus atrapalhará as pessoas que alegam não ter tempo para buscar o Senhor, a fim de buscar orientação em tudo o que tem de fazer. Deus é Pai verdadeiro, o qual nunca foge das batalhas. Quando Ele atua, o inimigo desiste de ir contra nós. O Altíssimo é bom!

Não importa se nos sentimos fortes ou fracos. Ao consultarmos o Senhor, Ele mostrará a direção certa a quem O buscar. Davi venceu os inimigos, cujas forças só queriam uma coisa: subjugar os filhos de Jacó. No entanto, terminada a segunda batalha, os filisteus nunca mais perturbaram o filho de Jessé, agora rei de todo o Israel. Não importa se o diabo investe uma ou mais vezes contra você, e sim Quem o segura pela mão. Creia e viva!

Temos em Jesus o nosso Redentor. Davi ia sempre a Deus para saber se deveria ir ou não contra o povo que ameaçava Israel. Se a resposta fosse sim, ele lutava contra tal nação, mas, algumas vezes, teve de esperar. O Senhor lhe falará sobre todas as coisas pelas Escrituras. Desse modo, ao ouvir a direção do Alto, vá e faça como lhe foi ensinado!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, Pai do Teu ungido! Pela Bíblia, sabemos que todo poder foi dado a Jesus. Precisamos seguir os Teus conselhos, pois queremos Te dar a glória e o louvor pela vitória obtida. Tu prometeste nos tomar pelas mãos!

Agradecemos pela Tua consideração conosco! Não podemos enfrentar o maligno sem a Tua orientação precisa e importante. Obedecendo as Escrituras Sagradas, sempre seremos bem-sucedidos.

Senhor, fala conosco, mostra-nos a melhor maneira de manejarmos a Espada do Espírito, a Tua Palavra fiel e infalível. Não aceitamos as mentiras do diabo, tentando nos forçar a dar espaço para o pecado. Estamos cem por cento ligados em Ti. Usa-nos!