Profecias a seu respeito

Foto: Random Institute

Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia.

1 Timóteo 1.18

Paulo escreveu a Timóteo, um jovem pregador a quem chamava de filho, pois o considerava especial por ter aceitado Jesus e atendido à chamada de Deus para ser um ministro do Evangelho (At 16.1-3). Felizes são as pessoas que recebem a convocação ministerial, apresentam-se e partem para executá-la. Alguns não despertaram ainda para assumir a tarefa recebida do Senhor, e isso os faz viverem mal!

Nada melhor do que se sentir em paz com o Todo-Poderoso, fazendo o que Ele lhe destinou. Quem participa do ministério da igreja e se esmera para conhecer mais a Palavra de Deus falará como Isaías: Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6.8). Sem dúvida, essa pessoa será especial no Reino dos Céus! 

Paulo foi duro com Timóteo, pois considerou que, devido à sua juventude, este estaria propenso a se encantar com os oferecimentos do mundo e a desprezar a obra de Deus. Reflita sobre a decisão de renunciar a tantas coisas, priorizando a chamada do Altíssimo. As Escrituras declaram: Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito (Jo 3.16). Ele não tinha outro Filho para morrer crucificado por nós, a fim de sermos salvos. Deus deu prioridade à salvação da humanidade!

O Pai chama alguns dos Seus filhos para ir pelo mundo, cuidando da evangelização dos perdidos. Há os que são convocados a pastorear o rebanho, para ensinar a Bíblia, exercer o ministério profético ou como apóstolos. Outros se ocupam em desenvolver dons menores e funções oferecidas na obra. Porém, muitos rejeitam o convite por ter de cuidar da família ou querer realizar algum projeto pessoal. Os aprovados dizem “sim” ao Senhor!

Paulo fala das profecias, pois toda revelação de Deus vem em forma de profecia e faz a diferença. Algumas pessoas, entretanto, tentam esquecê-las. Ora, se o Criador chamá-lo para dar ao mundo a oportunidade de ouvir o Evangelho e conhecer Jesus, por que não se apresentar a Ele e dizer: “Eis-me aqui, para ser mandado aonde Tu desejas”? Alguns ainda fazem como Jonas, que tomou o caminho contrário e foi ao porão do navio, fugindo de Deus (Jn 1). Será que ele não enxergava aonde ia?

Quando lemos a Bíblia, ou ouvimos a pregação sobre algum tema, somos tocados de maneira tão intensa que não podemos negar que o Senhor falou conosco. Os cuidados da vida, a fascinação das riquezas e a ambição de alcançar outras coisas nos impedem de tomar a decisão certa (Lc 8.14). Aqueles que amam a Deus, munidos da orientação vinda do Pai celestial, partem para cumpri-la. Agora, como fica quem foge do Senhor após ser escolhido para realizar uma tarefa?

Tenha sempre em sua mente tudo o que o Altíssimo o tem feito conhecer sobre preparação para fazer a vontade dEle e decida Lhe obedecer. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14.21). Não brinque com a missão recebida do Senhor. Faça o que Ele lhe destinou e você receberá as bênçãos que o esperam pela eternidade!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus das profecias! Desde que começamos a prestar atenção à Tua Palavra, o Teu amor nos cercou de bondade e proteção, para que pudéssemos ir pelo mundo e fazer as mesmas obras que Jesus, Teu Filho, realizou nos três anos e meio em que viveu entre nós!

Por que trocar a missão mais sublime dada por Ti por algo que não tem cheiro nem cor de verdade? Tu és o nosso Ajudador e Senhor, por isso jamais seremos enganados pelo diabo, mas procuraremos cumprir o Teu maravilhoso plano. Usa-nos!

Que sigamos os Teus mandamentos com alegria, ainda que percamos o que o mundo nos oferece: dinheiro, prazeres e reconhecimentos vãos. Desejamos nos dedicar ao Teu propósito; afinal, o zelo para com a Tua obra tem de nos consumir!