Profetizaram da graça
2026-01-14 03:00:00
Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada.
1 Pedro 1.10
Ainda hoje, não entendemos plenamente a grandeza da salvação que recebemos por meio da morte de Jesus no Calvário. Porém, aos poucos, as bênçãos decorrentes desse sacrifício nos são reveladas. Tudo está escrito no Livro da Aliança que Deus firmou com a humanidade. Os profetas, ao nos transmitirem as revelações divinas, investigaram e se esforçaram para anunciar a graça que Jesus trouxe pessoalmente, bem como a Verdade. Nada nos faltará, se meditarmos nas Escrituras e as praticarmos.
Parece que até os profetas mais iluminados pelo Senhor não compreenderam totalmente o que lhes era revelado. Por isso, eles buscaram respostas, mas nem sempre foram atendidos. Ora, a Palavra nos ensina que há limites para o que o ser humano pode conhecer: As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei (Dt 29.29). Não insista em desvendar o segredo divino!
Muitos têm sido enganados pelo diabo ao tentar descobrir, por meio de jejuns e orações, aquilo que o Altíssimo reservou para ser revelado no tempo determinado. Alguns, de tanto insistirem, acabam acreditando que receberam uma revelação antecipada, mas é pura mentira. Deus jamais diria algo antes da hora. Quem se esforça para saber o que Ele ainda não mostrou nunca terá o privilégio de ser atendido. Vigiar e orar são ordens divinas!
Não temos de exigir de Deus respostas sobre o que Ele decidiu guardar para Si. Estudemos as Escrituras com diligência, para compreender o que já está registrado nelas. Assim, poderemos viver em paz. Porém, se ultrapassarmos o limite do que nos foi permitido conhecer, abriremos espaço para o mentiroso nos encher de mentiras, envergonhando aqueles que não aceitam as explicações do Altíssimo. O Senhor é a Verdade!
Isso não nos impede de perguntar ao Senhor, até repetidas vezes, por que não estamos constantemente na Sua presença, pois precisamos saber fazer a obra de maneira correta. Agora, se já aprendemos como proceder, por que não colocar em prática? Ficar orando o tempo todo não é o mais importante, como o próprio Jesus ensinou: E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos (Mt 6.7). Obedeça sempre!
Nem mesmo a respeito da graça de Deus os profetas receberam respostas completas, porque ainda não era o tempo de ser plenamente revelada. Eles viveram antes do período de Cristo Se manifestar como o Autor da graça. Nós, porém, que pertencemos ao Novo Testamento, não precisamos sofrer pelos erros do passado; afinal, uma vez sendo salvos, os nossos pecados foram levados por Jesus. Não devemos aceitar as sugestões do diabo, que tenta colocar dúvida sobre a nossa salvação.
A graça divina tem sido mal interpretada. Muitos pensam que ela é apenas favor imerecido, mas pergunto: qual favor Deus nos concede por merecimento? Para mim, graça é o mover do Senhor em nossa direção para nos socorrer. Por isso, devemos receber a revelação da Palavra e tomar posse dela com fé e decisão. Ande pela fé em Jesus!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus da graça! Não podemos viver longe de Ti nem mendigar as Tuas bênçãos, pois tudo o que nos revelas é para nosso benefício. Podemos realizar aquilo que Tu declaras nos ter concedido. Assim, nós Te glorificaremos em Cristo, nosso Senhor!
Seremos salvos se tivermos nos arrependido dos nossos pecados. Em Ti, não há mudança nem esquecimento; por isso, desejamos caminhar sob a Tua direção diariamente. Quanto ao futuro, temos certeza de que Tu não nos deixarás.
A Tua graça nos basta, como disseste a Paulo. Hoje, Tu falas a quem Te serve fielmente. Pai, iremos aonde nos enviares, dando testemunho da Verdade e vendo a Tua mão operar. Tu Te alegras com o que realizamos firmados na Tua Palavra!
