Programação confirmada
2024-09-22 03:00:00
Antes que estivesse de parto, ela deu à luz; antes que lhe viessem as dores, ela deu à luz um filho.
Isaías 66.7
Quando o Senhor atua em nosso favor, os prazos normais não são obedecidos, pois, sendo o Criador de todas as coisas, Ele sabe como agir para nos ajudar em qualquer situação. Nada O impede de nos socorrer, porque Ele é o Todo-Poderoso (Sl 121). A amada Igreja de Jesus nasceu da vontade do Pai, e não por causa de alguns que se reuniram e decidiram instituí-la, e assim ocorre com cada braço dela.
Ao ouvir a seguinte orientação do mensageiro celestial: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto (At 8.26), Filipe não discutiu nem orou para confirmar se deveria realmente seguir aquele caminho. Nós costumamos querer nos certificar da origem do recado, mas, quando a direção vem do Céu, o Espírito Santo testifica a vontade do Senhor.
O anjo disse a Filipe que o caminho estava deserto. No entanto, chegando ao seu destino, ele viu alguém: E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração (At 8.27). Esse importante homem da Etiópia se interessava pela Verdade: Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías (At 8.28).
Quantas oportunidades perdemos por não ouvirmos o Senhor? Com o tempo, as dúvidas religiosas entram em nosso coração, e deixamos de escutar o que vem do Céu. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro (At 8.29). Como ele não era dominado pela dúvida, obedeceu: E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? (At 8.30). Filipe era obediente!
Deixamos de desfrutar de grandes bênçãos, porque, mesmo pedindo a direção de Deus, hesitamos em relação à Sua Palavra. Tiago adverte a quem não tem sabedoria: Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte (Tg 1.6). Precisamos nos libertar do espírito da dúvida; caso contrário, ele nos imobilizará.
A fome do eunuco pela Verdade era tão grande, que ele nem suspeitou de que a pessoa que o abordou pudesse ser um ladrão ou um irresponsável que lhe ensinaria algo errado. Pela resposta ao evangelista, ele mostrou ser o homem certo para ser levado a Cristo: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse (At 8.31). Não podemos perder nenhuma chance de experimentar o agir do Senhor. É hora de crermos!
Naquele dia, a Igreja que não estava com dores de parto deu à luz um filho. Deus espera que isso ocorra a todos os perdidos. O Todo-Poderoso quer nos usar, mas, muitas vezes, não Lhe obedecemos. Por isso, deixamos de receber Suas dádivas. Conhecer os mandamentos e cumpri-los prova que amamos a Deus, que, por Sua vez, nos amará de volta (Jo 14.21).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, Edificador da Igreja! Por vezes, quando sentimos o Teu toque, deixamos a dúvida imperar em nosso coração e oramos para que confirmes se Tu estás nos dirigindo. Ajuda-nos a deixarmos de ser crianças na fé!
Não queremos esperar que Tu produzas filhos espirituais. Quando nos falas sobre alguém próximo a nós, necessitando de socorro, devemos ouvir as Tuas orientações e conhecer o Teu poder à nossa disposição. Devemos ser servos obedientes e firmes!
Desejamos estar ligados a Ti o tempo todo, prontos para cumprir as Tuas ordens. Este mundo mau só terá sossego se os Teus filhos se dispuserem a Te obedecer. Que o Teu amor nos faça fiéis!