Quando a alma desfalece

Foto: Alexander Grey

Desfaleceu a minha alma, esperando por tua salvação; mas confiei na tua palavra.

Salmo 119.81

A alma do homem desfalece por vários motivos, mas o principal é a falta de comunhão com Deus. Se colocarmos nossos medos diante de nós e não a presença do Onipotente, fraquejaremos. Precisamos pôr o Nome do Senhor como Mestre das nossas decisões. Assim, venceremos os obstáculos que surgem do nada e nos impedem de caminhar seguros com o Senhor. Somos o melhor de Deus!

Quando as preocupações surgem no trabalho e, ao olharmos para as despesas a serem supridas, pensamos na possibilidade de perder o emprego ou irmos à falência, devemos voltar correndo aos pés do Senhor para obtermos o Seu socorro. Nessa hora, após orarmos, precisamos agir conforme a orientação de Deus e nunca aceitar que o diabo nos destrua.

Algumas vezes, os desacertos que surgem e crescem no relacionamento matrimonial parecem que acabarão com a família. No entanto, não podemos aceitar o menor pensamento voltado para o fim do casamento, porque isso desagrada ao Senhor (Ml 2.16). Lembre-se: Deus colocou o homem e a mulher em condições iguais na união conjugal, pois fez um corpo espiritual para ambos serem uma só bênção (Gn 2.24). Jamais aceite o plano do diabo!

Jesus foi claro ao falar do divórcio: Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem (Mt 19.6). Esse não deve ecoar fortemente no coração de quem teme o Senhor. Converse com o seu cônjuge e faça-o entender qual é o plano do diabo para os dois: vê-los longe da felicidade eterna. Trate o seu cônjuge como gostaria de ser tratado, caso você fosse a parte errada. A recompensa divina é real!

Por maior que seja a dor da traição, erga a sua fé e deixe o Senhor usá-lo para recuperar quem deixou de vigiar e abriu a brecha no corpo espiritual no qual os dois foram colocados. Uma vida vale mais do que todo o ouro do mundo. Esqueça o que aprendeu com sua família ou o que muitos dizem. Importa obedecer a Deus, e não aos homens: Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29). Ore!

Quem mantiver os olhos no Pai celestial jamais os colocará no diabo. O inimigo quer arruinar a sua felicidade eterna, mas o Altíssimo deseja levá-lo ao Céu (Jo 10.10). A sua atitude governará você. Portanto, decida pelo bem e seja servo em todos os momentos, pois a sua missão é dobrar os seus talentos, e não enterrá-los (Mt 25.14-30). Nunca olhe para a glória humana, porque ela é falsa e perigosa. Olhe para a recompensa que Jesus lhe dará no último Dia (Mt 25.21).

Quando o diabo atua em uma vida, certamente ela ainda não aceitou Jesus. Por isso, a porta está aberta para o mal entrar e fazer a sua nefasta obra (Mt 12.43-45). O maligno torna problemas simples de serem solucionados em casos difíceis. Nada melhor do que a pessoa se refugiar no esconderijo do Altíssimo e descansar à sombra do Onipotente (Sl 91.1).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da nossa confiança! Longe de Ti, somos considerados alvos certos para o inimigo iniciar a sua obra. Porém, se tivermos o conhecimento da Bíblia, repreenderemos as ações maléficas e ficaremos livres dos seus males!

Não queremos que a nossa alma desfaleça, nem que a miséria nos domine. Andaremos ao Teu lado, juntos de Ti e prontos para ordenar a saída do inimigo da nossa vida. Em Ti, obtemos sucesso e realização plena!

A nossa alma pode esmorecer por esperar a Tua Palavra, mas, se confiarmos no que Tu dizes, não ficaremos desesperados nem dominados pelo rancor ou ódio. Afinal, a Tua promessa é que a Verdade nos liberta. Por ela, seremos vencedores sempre!