Quarenta dias de tentação

Foto: Rohan Makhecha

E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e, naqueles dias, não comeu coisa alguma, e, terminados eles, teve fome.

Lucas 4.2

A Bíblia relata o longo jejum de Jesus, afirmando que foram 40 dias sem comer nada e sendo tentado pelo diabo. Ao final desse período de consagração, Ele teve fome. É interessante notar que o Mestre não ficou com o pensamento fixo em comida, pois estava em comunhão com o Pai e, em breve, começaria a Sua jornada de peregrinação por Israel, para realizar a missão que Lhe fora confiada.

Cristo veio ao mundo para nos mostrar como resistir ao príncipe das trevas e a fazer a obra de Deus com êxito. O evangelista Mateus registra o início da trajetória de Jesus: E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo (Mt 4.23). Durante todo o tempo, Ele andou por Israel abençoando as pessoas.

Para o Mestre, não importava se Ele estava em lugares longínquos e pobres, ou entre ricos e autoridades. Ele tinha como missão principal levar aos que sofriam as Boas-Novas de Deus. Onde quer que entrasse, Jesus dava ao povo os ensinamentos para receber as bênçãos do Altíssimo. No entanto, apesar de tudo o que pregou, ainda há bilhões de pessoas que nunca ouviram falar dEle.

Aqueles que param para escutar a mensagem de Cristo reconhecem logo que era isso o que buscavam e O abraçam de todo o coração. Quanto mais anunciarmos o Salvador pelo mundo, mais veremos reações semelhantes naqueles que procuram a paz divina e se alegram por terem encontrado o Filho de Deus. O Seu Nome é poderoso contra os demônios e as doenças consideradas incuráveis (Lc 10.19). Ele é o nosso Refúgio e a nossa Fortaleza (Sl 46.1).

Nunca conheci ninguém que, tendo encontrado Jesus, com Seu amor e poder, como descrito nas Escrituras, tenha se arrependido dessa experiência. Pelo contrário, muitos lamentam por não O terem conhecido antes, pois a vida deles mudou para melhor. No Senhor, todos encontrarão paz e segurança para viver longe dos males.

O diabo não parou de tentar o Messias, mas Ele não lhe deu atenção alguma. O Mestre Se agarrava às promessas do Pai e não Se dobrava diante das mentiras do maligno. O Salvador é perfeito em tudo o que fala e faz, e socorre de maneira tão poderosa que as pessoas O buscam sem cessar. Quando Deus opera, não há como negar que não tenha sido uma ação divina. Cristo é perito em fazer o impossível, basta confiar!

Jesus teve fome, mas não cedeu às sugestões do inimigo, que testava até onde iria a fé do Mestre em Deus. Esaú, por exemplo, ao contrário de Cristo, cedeu e trocou o direito ao dom da primogenitura por um prato de comida primogenitura (Gn 25.29-34; 27.1-41). Depois, ficou irado e perseguiu o irmão. O Senhor faz a obra com maestria e perfeição. NEle, há muito mais para os que decidem crer nas Suas promessas!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor inigualável e poderoso! Por que deixar de Te seguir, se só Tu tens a resposta para os nossos dilemas? Não procuraremos ninguém além de Ti, pois não existe força maior do que o Teu Nome, o qual está acima de todos os nomes!

Queremos ver a Tua mão nos abençoar, dando-nos a vitória sobre o reino das trevas. Colocamo-nos diante de Ti para reivindicar a bênção de que precisamos para enfrentar os problemas e continuar crendo em Ti.

Concede-nos a Tua misericórdia! Não podemos dar a nenhuma força a glória pelos Teus feitos. Aliás, não há outro além de Ti. Mesmo assim, o inimigo insiste em nos tentar com falsas promessas. Somos gratos por nos amares!