Quatro coisas importantes

Foto: Daiga Ellaby

Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

Efésios 4.13

Com os dons ministeriais operando na igreja, nós a veremos crescer, e os membros irão à casa de Deus com alegria e júbilo (Sl 122.1). O culto poderá se estender por horas, e ninguém sairá do templo, porque as pessoas se encantarão com as operações divinas, as quais as levarão ao trono no Céu. Os salvos viverão em santidade, transbordando de fé. Colocando-nos à disposição de Deus, Ele nos chamará e preparará para servirmos no santo ministério.

O desenvolvimento da fé em nosso espírito ocorrerá até chegarmos à unidade da fé em Cristo, nosso Senhor. Pode ser que somente alguns atinjam à medida do Filho de Deus, mas todos devem se aplicar e não desistir, até verem esse fenômeno alcançá-los. Caso não consigam, pelo menos terão se aproximado. O alvo é ter a unidade vista na Trindade, então nada faltará. Lute para obter essa maravilha!

Ao mesmo tempo, devemos buscar o conhecimento do Filho de Deus. O alvo é conhecer Jesus como Ele conhecia o Pai. Ora, se isso fosse impossível, o Altíssimo jamais teria mencionado isso. Agora, se as Escrituras revelam essa possibilidade, precisamos lutar para chegarmos aonde nada nos faltará, no prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.13-15). Assuma-se na fé!

As quatro revelações contidas no versículo-base desta mensagem devem ser assumidas pela fé. A oportunidade que temos é única, e, sem fé, não agradaremos ao Senhor. Quando Deus diz varão perfeito, Ele Se refere a pessoas idôneas e vitoriosas. Quem conseguir ser dessa maneira diante do Altíssimo será como o rei Davi, que jamais perdeu uma batalha. O varão perfeito é invencível, incorruptível e inalcançável. E a glória é do Senhor!

O apóstolo termina essa sucessão de alvos, dizendo que temos de alcançar a estatura de Cristo. Certamente, ele não está falando da estatura física, pois, se fosse isso, muitas pessoas já teriam alcançado, e sim do conhecimento da Verdade e da operação dos dons que os cristãos podem receber para fazer as maiores obras. Não concordo que isso seja miragem ou algo muito além de nós. Quem está chegando agora ao Evangelho tem de se preparar!

Paulo termina esse rol de desafios, dizendo que não temos de atingir a estatura completa dos santos de Deus, e sim a do nosso Mestre. Quem crê precisa fazer tudo o que Ele disser. Aqueles que se esforçarem verão que o Senhor sempre esteve ao seu lado para lhes dar a vitória nos combates, assim como os heróis da fé, que procuram chegar perto do Altíssimo. Creia e se esforce, porque, no final, o prêmio compensará em todos os sentidos. Deus é fiel!

Se Jesus disse que aquele que nEle cresse faria as mesmas obras, é porque, ao crer e fazer a sua parte, você se qualifica para ser considerado como o homem da promessa, o qual faz a vontade do Pai do jeito que Ele Se mostra (Jo 14.12). Não importa o preço a pagar; aceite que você já possui a fé em Cristo.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, que nos desafia! Nunca diremos que não conseguiremos realizar o que Tu nos mostraste nessa declaração do apóstolo Paulo. Entraremos na batalha da fé, crendo e confiando que Tu não nos deixarás sozinhos, mas estarás pelejando conosco.

Fomos salvos para Te servir, levando o Evangelho às nações mais distantes e perigosas. Não precisamos temer, porque Tu estarás conosco todos os dias, até a consumação dos séculos, onde não haverá mais trabalho, pois entraremos no Teu descanso.

Aceitamos o desafio de chegar à unidade da fé e ao conhecimento do Teu Filho, mas guia-nos em toda a caminhada. Sem Ti, nada podemos fazer. O varão perfeito age como Teu Filho, pois já tem a medida da estatura dEle. Tu és tremendo, Pai!