Queria, mas não podia

Foto: 𝓴𝓘𝓡𝓚 𝕝𝔸𝕀

E Herodias o espiava e queria matá-lo, mas não podia.

Marcos 6.19

Há três fatos registrados sobre Herodias, mulher do irmão de Herodes, que, mais tarde, tornou-se esposa do rei também. Há assuntos que saberemos apenas quando estivermos com o Senhor nos Céus. A Bíblia diz que os olhos de Herodias vigiavam João Batista, pois o homem de Deus apontava a ilicitude do relacionamento dela com o cunhado, e isso atormentava a alma dessa senhora, a qual pensava em matá-lo.

Os servos do Senhor devem viver em comunhão com Ele. Assim, qualquer ataque contra a vida deles será fracassado. Como Herodias se deixava levar pelo ódio que sentia do pregador dos desertos, só esperava uma boa ocasião para se livrar daquele que queria lhe mostrar a conduta correta. Ela mesma poderia usufruir da vida eterna, mas, se não se arrependeu mais tarde, ela jamais descansará na eternidade!

Desconhecemos quantas pessoas nos odiaram e falaram mal de nós pelo simples fato de desejarmos fazer o bem para todos. Bom é estarmos sempre com o coração limpo de qualquer pecado, para sentirmos a proteção do Altíssimo sobre a nossa vida. Sendo salvos, devemos crer e confessar a seguinte promessa: Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda (Sl 91.10). Reivindique essa segurança!

Herodias se sentia ofendida no seu “direito” de viver com quem desejasse. No entanto, Deus, que é amor, enviou João para adverti-la de que ela e Herodes nunca deveriam ficar juntos e, além disso, iriam se perder para sempre. Por nos amar profundamente, o Pai celestial nos orienta a não transgredirmos. Ele não quer que ninguém se perca, pois quem estiver no pecado será enviado para o lago de fogo e enxofre, a segunda morte, a qual será irreversível.

Ela vigiava João e, talvez, até tenha sondado algumas pessoas para que o eliminassem. Entretanto, quando elas descobriam quem seria a vítima, rejeitavam o serviço. O Senhor guarda aqueles que O amam, amando-os até o fim. O Todo-Poderoso coloca a Sua atenção sobre os Seus filhos dia e noite, impedindo que algo lhes aconteça. Porém, alguns O glorificarão com mortes que somente Ele mesmo poderá nos revelar o motivo. Deus é o nosso bom Pai!

As Escrituras Sagradas afirmam que Herodias queria matar João, mas não podia. Ela deveria ter prestado atenção à mensagem do profeta, se arrependido e procurado o servo de Deus para lhe pedir perdão. Porém, infelizmente, por estar sob influência maligna, ela mergulhou nas densas trevas. Não seja insensível ao trabalho do Senhor, que deseja tirar você da perdição eterna. Deus o quer no Céu com Ele.

Nunca tema a pessoa que planeja lhe fazer mal, apenas interceda por ela (Mt 5.44). A intercessão é a arma mais poderosa quando usada em favor de quem nos odeia (Rm 12.14,17-21). A história de João Batista revela que Herodias, por si mesma, não conseguiu ter seus desejos cumpridos contra ele. Deus é fiel sempre. Obedeça à voz dEle no seu coração e descanse nEle até o fim. O Senhor o ama verdadeiramente. Creia nisso!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor, que nos garante! Quem Te ama deve esperar que o Teu amor o guarde de todo o mal. É impossível o inimigo calar a voz daquele que tem unção para fazer algo especial em favor da Tua obra!

Quão confortante é saber que os planos malignos fracassarão e teremos mais e mais de Ti, à medida que intercedermos pelas pessoas que nos odeiam por sermos Teus! Que elas nos espiem, pois verão que somos Teus amigos!

A nossa vida só será ceifada se estiver dentro do Teu plano. Bom é viver de modo agradável a Ti! Assim, o inimigo não conseguirá tocar em nós. Vivemos nos Teus braços de amor. Pai, se alguém respira ódio contra nós, dá amor a essa pessoa!