Razão para confessar

Foto: Ben White

2024-04-16 03:00:00

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. 

Salmo 51.4

Uma das maiores obras feitas pelo Espírito Santo em nosso favor é convencer-nos do pecado, da justiça e do juízo. Com isso, podemos nos arrepender e ser perdoados (Jo 16.8). Não deve ser fácil para Ele nos observar, vendo que estamos com intenções impuras em nosso coração. Ele luta para nos fazer parar de agir errado. Tendo caído em tentação, o homem adora pensar no que não presta e ofende o Senhor!

Davi se deixou seduzir por Bate-Seba, que resolveu se banhar de modo a ser vista do terraço do palácio do rei de Israel, visto ser sua casa bem em frente (2 Sm 11.2ss). Diz a Palavra que era mui formosa à vista, e, quando fez isso, por certo, ela procurava algum admirador que era simplesmente o rei, seu vizinho. Israel combatia dentro da cidade, hoje capital da Jordânia, e Davi sentiu que não precisava ir à guerra e ficou em casa. Será que ele orou?

Talvez ele tenha orado, mas não com o coração. Também costumamos clamar desse modo e, depois, quando vêm as quedas, ficamos desesperados e perguntamos ao Senhor por que Ele não nos ajudou na provação. Penso que, ao ver do terraço de seu palácio aquela senhora banhando-se, Davi reparou com curiosidade se o que via era verdade. Ele já estava cedendo!

Indagou a respeito dela, seu nome, quem era ela, o nome de seu marido e onde ele estava. Nas informações recebidas, deve ter pensado no soldado no campo de batalha em favor de Israel, mas, mesmo assim, Davi mandou chamá-la. O final não precisa ser escrito, pois aconteceu o que nenhum dos dois esperava: ela engravidou. Quantas mulheres, depois de saberem da gravidez, pediram até a Deus que houvesse um aborto? O rei chamou o marido e disse que fosse para casa…

Urias foi morto na guerra, e a sua esposa se tornou uma das esposas de Davi. O profeta Natã mostrou ao rei o que Deus dissera sobre o seu erro. Então, ele caiu em si e orou confessando o seu pecado (2 Sm 12). No Salmo 51, escrito após a tragédia que o envergonhou, Davi disse que pecara somente contra Deus. Isso não era mentira, mas assistir ao banho foi proposital, e ele não se contentou em só ver a cena. Todo o Israel chorou!

Quando fazemos algo mau aos olhos do Altíssimo, devemos clamar, para que Ele faça um caminho para nos endireitarmos de novo, e Ele faz. A justificação mencionada pelo salmista viria do Senhor, quando o julgasse. Davi sabia que Deus não passa a mão na cabeça de quem peca, mesmo sendo Seu servo. O rei contou a sua transgressão a fim de ser justificado, pois sabia que viria algum corretivo contra ele. Mil anos depois, Davi foi justificado em Jesus!

Hoje, quem se arrepende das suas iniquidades deve confessá-las a Deus, pedindo perdão, o qual lhe será dado (1 Jo 18.7,8). No entanto, a pessoa que peca, pede perdão e, depois, volta a errar e pede novo perdão, com o tempo, ficará difícil de ser perdoada (Gl 6.7,8). Hoje é dia de tomar a melhor decisão da sua vida: voltar-se para o Senhor, arrepender-se e abrir o seu coração para Ele, a fim de ser inocentado do seu pecado. No entanto, jamais volte a pecar!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus do perdão! Oramos para que Tu nos protejas de qualquer maldade que nos faz transgredir. Assim, continuaremos puros aos Teus olhos. Não queremos Te ofender nem deixar sentimentos destrutivos nos dominarem. Olha para quem vive com desejos maus!

Tu nos ensinaste a Te pedir perdão e livramento das tentações. Então, clamamos pela Tua misericórdia e piedade. Olha para quem é fraco na fé e não suporta um sorriso ou uma oferta aberta para Te ofender!

Perdoa-nos pela confiança depositada em nós que foi quebrada pelo erro que nos sujou. Assim, venceremos as nossas lutas. Pai, continua a nos guiar. É bom viver ao Teu lado, amando-Te e sendo amado!