Receberam o melhor tratamento

Foto: National Cancer Institute

2024-04-22 03:00:00

Atraí-os com cordas humanas, com cordas de amor; e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas; e lhes dei mantimento. 

Oseias 11.4

Não havia motivo para Efraim se queixar do Altíssimo. Com sabedoria e amor, Deus atraiu os habitantes de Samaria para a Verdade. Quando se sentiam debaixo de algum jugo que lhes trazia desconforto, eles viam o Todo-Poderoso entrando em ação e livrando-os de tal peso. O Senhor usa esse método para nos afastar dos pecados e nos colocar no Caminho da felicidade. Confie sempre em Deus, o qual nunca perde uma batalha!

Por que os filhos das dez tribos se queixavam do Altíssimo, se não atendiam às Suas ordens? Sem guardar os mandamentos de Deus, o homem não pode requerer do Senhor o cumprimento das promessas. Obedecer ao Pai celestial é requisito para Ele operar (Jo 14.21). Mesmo desejando as operações divinas em nosso favor, se não fizermos as coisas mínimas, os anjos do Céu não poderão agir em nosso favor sob as ordens de Deus. Quem não ama não é amado!

O Altíssimo sabe nos fazer retornar para Ele, quando tomamos decisões que nos prejudicarão. Caso não voltemos a andar com Deus, jamais seremos abençoados. Engana-se quem deixa o diabo ser senhor da sua vida. O inimigo é mau e nunca agirá diferente. Quem se sente distante do Pai deve orar para saber como proceder (Is 55.6). Então, seguindo com fé, verá as maravilhas do Senhor acontecendo. Deus é fiel!

O rei de Israel, as autoridades e todo o povo viram o quanto se distanciaram do Senhor. Porém, mesmo longe da Verdade, ao se encontrarem em apuros, iam a Deus e eram socorridos nas batalhas decisivas. O Altíssimo os levava para perto de Si, evitando que o inimigo os tomasse de novo, fazendo-os cair em pecado novamente. Se tivessem vivido como as Escrituras prescreviam, viveriam perto do Criador e seriam exemplo para outros povos!

Como um povo chamado para ser o representante de Deus na Terra pode viver divorciado dEle? Os israelitas, que viram tantas vezes a mão divina realizar prodígios em favor deles, agora só viam problemas e dores. Aqueles que confiarem no Pai nunca sentirão a Sua falta, pois serão consolados dia e noite. A Bíblia diz: Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que lhe é querido; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele (Sl 4.3). Creia e viva!

O Senhor opera desse modo, a fim de nos tirar das iniquidades e nos colocar no Caminho da felicidade. Então, não há razão para nenhum dos Seus filhos andarem como se Ele não cumprisse o que fala ao coração deles. Quem lê a Bíblia sem meditar nela e não aprende os seus direitos nunca verá Deus operando na sua vida. Andar pela fé é acertar. O Pai Se chegará a quem está perto dEle: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á (Mt 7.7). Ore neste momento!

Deus tirou o jugo do nosso pescoço, por isso nos declaramos livres, mas é preciso que nos esforcemos e tenhamos bom ânimo. Do contrário, ficaremos sem a bênção. Nada melhor do que ler a Palavra e conhecer o que o Altíssimo diz sobre a nossa posição em Cristo (Ef 1.3). A nossa vida passará por uma transformação radical para melhor, se crermos nEle!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, ilustre Libertador! Somos atraídos com cordas humanas, algo familiar para nós; ao mesmo tempo, elas são provas do Teu amor. Não fomos para o Teu Reino obrigados, e sim gratos pela libertação efetuada pelo Teu Filho!

Tu foste para nós como aquelas pessoas que tiram o freio do animal quando ele termina o trabalho duro. Não foi trocado o jugo do inimigo por outro humano, mas, sim, pelo Teu jugo leve e o Teu fardo suave: as Boas-Novas!

A nossa escravidão terminou! Não temos um senhor malvado que nos obrigava a suportar o seu imenso peso. Tu és bem diferente, pois nos deste alimento capaz de nos manter de pé e nos dar forças para reivindicar tudo aquilo de que precisamos. Pai, obrigado pela Tua providência!