Rei em Jesurum

Foto: Paweł Furman

E o SENHOR foi rei em Jesurum, quando se congregaram os cabeças do povo com as tribos de Israel.

Deuteronômio 33.5

Moisés escreveu que, no arraial dos israelitas, o Senhor foi rei, por isso eles foram bem-sucedidos sobre dois monarcas amorreus: Seom, de Hesbom, e Ogue, de Basã. Esses governantes eram famosos pelas vitórias em batalha, mas não obtiveram sucesso sobre o Rei de Israel, o qual ordenara que Moisés escrevesse cartas, pedindo permissão para passar pelo território deles e prometendo que pagaria pela água que o gado e o povo bebessem (Nm 21). Eles, porém, preferiram guerrear contra Israel!

Aqueles dias eram especiais para os israelitas, mas, por não terem crido que o Rei deles era maior do que o de qualquer outro povo que se levantasse contra eles, não conseguiram tudo aquilo de que precisavam. Atualmente, muitos agem negativamente, temendo o que dirão as pessoas se souberem que eles são o povo de Deus. No entanto, o Senhor só precisa que vivam à luz das Suas promessas, para socorrê-los em qualquer situação. Deus é nosso Amigo!

Naquele tempo, os cabeças do povo se reuniam para decidir como proceder. Como eram obedientes aos pais, eles também se curvavam a Deus. Porém, quando cada um queria fazer o que bem entendesse, ficava difícil ver toda a nação submetendo-se ao Senhor. Hoje, muitos irmãos agem como desejam, sem dar a menor importância às Escrituras, por isso são visitados por males, e ninguém pode libertá-los!

Quando há divisão na igreja, e pessoas em pecado são “autorizadas” a viver assim, a culpa é dos dirigentes. Outro erro cometido contra a obra divina é dar ouvidos aos filhos estranhos, cuja boca fala vaidade e cuja mão direita é a destra da falsidade (Sl 144,7,8). Eles impedem que a igreja cresça. Jesus disse ser inevitável que venham os escândalos (Mt 18.7), mas pobre de quem abre a porta para Satanás causar destruição na casa de oração (Lc 17.1)!

Na época da conquista de Canaã, já sob a liderança de Josué, a vitória de Israel sobre Jericó ocorreu conforme Deus falou, porém, mesmo os israelitas tendo sido avisados dos perigos de pegarem despojos daquela cidade, um deles não deu importância às advertências. Então, na batalha seguinte contra Ai, os israelitas perderam, houve a morte de 36 deles, além da vergonha de fugirem diante do inimigo. Josué orou, e Deus disse que um deles pegara o anátema! Não é bom pecar!

Como ninguém confessava o erro, sortes foram lançadas, e Acã, o mentiroso e mau cidadão, e sua família morreram apedrejados. Por que há pessoas que se deixam usar pelo diabo, sabendo que, com o Senhor, não se brinca? O Todo-Poderoso conhece tudo o que está oculto: Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto (Mc 4.22). Pecou? Arrependa-se e confesse já (1 Jo 1.9).

Jesus é o Rei dos reis e é capaz de descobrir qualquer crime. Além disso, tudo o que fazemos de bom ou de mal fazemos a Ele, porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração (At 17.28). Oh, glória!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor! Como evitaríamos que o pecado mais secreto não fosse revelado, se em Ti vivemos, nos movemos e existimos? Agradecemos pelas revelações da Tua Palavra sobre os Teus atributos e as Tuas capacidades. Salva-nos de nós mesmos!

Tu nos amas e nos guardas, para não sairmos das Tuas mãos nem vivermos longe do Teu amor verdadeiro e eterno. Firmes em Ti, combateremos o bom combate da fé certos de que, no último Dia, a coroa da justiça nos será entregue.

Somos a Tua geração que enfrenta provações inimagináveis, mas de todas elas Tu nos dás o escape. Tu nunca nos abandonas, por isso podemos confiar que estaremos Contigo pela eternidade. Amém!