Resposta de um mestre

Foto: Aaron Burden

E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus.

Lucas 4.4

A Bíblia tem resposta para cada pergunta que nos inquieta, saída para cada tentação trazida pelo maligno, cura para toda doença que contrairmos e solução para qualquer problema. Para usufruirmos dessas bênçãos, precisamos estar em comunhão com Deus, a fim de não darmos lugar ao diabo em nossa vida. Podemos estar certos de que, como o Senhor, venceremos as batalhas contra as forças das trevas (Lc 10.19).

Se olharmos para o ministério de Jesus, aprenderemos a responder corretamente aos sofredores que nos pedem ajuda. Caso estejamos com algum mal, também encontraremos aquilo de que necessitamos para derrotarmos o inimigo. A nossa resposta deve ser igual à de Jesus ao ser tentado pelo diabo para desobedecer a Deus. Nada melhor do que buscar a direção divina, crer nela e colocá-la em prática!

Nesta lição, estamos estudando a resposta dada pelo Salvador ao diabo. Este sugeriu que Cristo transformasse pedra em pão, pois queria que Ele provasse ser o Filho de Deus. A pergunta feita ao Mestre era o início de uma discussão, porque, como Filho do Altíssimo, Ele não poderia estar aqui na Terra. Porém, o adversário ficou sem a resposta.

Mais tarde, Jesus explicou por que o diabo é ladrão e salteador, como o evangelho de João declara: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador (Jo 10.1). A porta citada no versículo é o nascimento. Portanto, o tentador não podia habitar o nosso mundo, mas Jesus, sim.

O maligno nunca poderia ter nascido como Cristo nasceu. Jesus Se reduziu à semente plantada no ventre de Maria, e ela teve uma gestação normal (Mt 1.18-25; Lc 2.1-7). A Terra era o lar do Senhor, e não do diabo, uma vez que este entrou no mundo por meio do pecado de Adão. Quando Cristo voltar para buscar a Sua Igreja e dar fim a tudo na Terra, o maligno e os demônios irão para o lago de fogo (Ap 20.10).

Ao não falar sobre o próprio nascimento, Jesus deixou o adversário intrigado, porque este queria confirmar se Cristo era o próprio Deus. No entanto, se tivesse dito isso, Cristo teria faltado com a verdade completa, pois, embora divino, Ele viera como um homem natural, porém sem pecado (Gl 4.4; Hb 2.18; 4.15). O Mestre citou o que estava escrito sobre mandar a pedra se tornar em pão, tirando do inimigo a chance de complicá-lo. Com essa resposta, o diabo ficou atribulado (Dt 8.3). Grande é o Senhor!

Ao mencionar que nem só de pão viverá o homem, mas, sim, de toda Palavra de Deus, Jesus fez tudo o que precisava, sem mentir ou cair na conversa do Inferno. Em outras ocasiões, o inimigo tentou confundi-Lo, mas sempre há respostas santas nas Escrituras. Cristo não precisou forjar qualquer desculpa. Portanto, declare a Palavra, e tudo se resolverá!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, nosso Exemplo! As estratégias das trevas para nos tentar fracassarão, porque, por intermédio de Jesus, Tu nos deste o exemplo de como proceder diante das tentações. Teu Filho nos ensinou a vencer!

O diabo ainda provocou Teu Filho por três vezes, mas Este triunfou em todas elas. Temos de aprender nas Escrituras como fazer a obra com segurança e sem pecar. Ainda que o maligno tente nos enganar, nada funcionará!

Queremos cumprir a Tua vontade o tempo todo. Por isso, instrui-nos na Tua Palavra, e as nossas respostas irão contrariar o diabo. Rejeitaremos outras fontes, pois elas vêm do diabo, que nunca nos vencerá!