Resposta objetiva

Foto: Álvaro Serrano

E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

Marcos 10.51

Ao perguntar a Bartimeu o que ele queria, Jesus lhe deu a chance de pedir qualquer coisa, até mesmo prosperidade, para nunca mais ter de mendigar – algo bem humilhante. E a resposta de Bartimeu a Jesus foi bem objetiva: Mestre, que eu veja. Faça como Bartimeu! Entre na presença de Deus em oração e, quando sentir o momento de pedir algo ao Senhor, seja comedido em palavras. Apresente a Ele o seu desejo. Nada melhor do que se apresentar como obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar (2 Tm 2.15).

O Senhor não requer que você diga palavras bonitas para alegrá-Lo, pois o que Lhe dá prazer é ver o Seu povo vivendo conforme a Sua Palavra orienta e testemunhando dela. Jesus é a própria Verdade, então não tente se justificar. Quem diz a Verdade fala a língua do Senhor e será atendido. Após determinar que algo seja feito, agradeça a Deus por isso e, em pouco tempo, verá que foi abençoado por orar e crer que receberia (Mc 11.24).

Quando os israelitas pecaram contra o Altíssimo, Ele disse ao Seu eleito como líder do povo: Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu Anjo irá adiante de ti; porém, no dia da minha visitação, visitarei, neles, o seu pecado (Êx 32.34). Moisés esperou a hora certa para rogar-Lhe que Ele próprio fosse com eles: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui (Êx 33.15b). O Senhor respondeu que concederia o que ele Lhe pediu. Quem ora consegue!

O nosso Pai celestial é compassivo (Sl 103.8). Ele nos ama e quer nos fazer bem. Deus sabe que somos limitados (v. 14) e precisamos dEle sempre conosco. Isso só não acontecerá se pecarmos e não O procurarmos para pedir perdão e nos acertar com Ele. Os israelitas fizeram isso, foram perdoados e puderam voltar a marchar.

O segredo da cura de Bartimeu foi o entendimento que ele teve ao dar ouvidos à Palavra de Deus. A mudança em sua vida ocorrerá se você crer em tudo o que o Espírito Santo lhe revela na Bíblia. O fato de Bartimeu, sendo cego, clamar ao Senhor que tivesse misericórdia dele e a sua insistência em continuar suplicando, mesmo ao ser repreendido, fizeram Jesus parar e lhe dar atenção. Quem ouve o Senhor será ouvido por Ele!

Pedir misericórdia é bom e certo, mas você deve ser objetivo e insistente na sua petição. Era a última vez que o Salvador passava por aquele caminho. Bartimeu precisava ser ouvido naquela hora ou nunca mais seria. Ninguém mais na multidão agiu assim. Faça como Bartimeu: ao entender a Palavra do Senhor, use toda a sua fé e capacidade de lutar com Deus pelo seu milagre, pois pode ser que não haja mais outra oportunidade para conseguir o que deseja.

Josué, o sucessor de Moisés que colocou Israel em Canaã, morreu aos 110 anos. Ele fez quase tudo certo, mas o Senhor o repreendeu: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir (Js 13.1b). O que diremos, pois, a Deus se deixarmos de fazer algo que Ele nos confiou? O poder para realizar isso nos foi dado, é nosso!

Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus que opera maravilhas! Se Bartimeu, que era cego, não tivesse crido e agido do modo que Te agrada, ele morreria cego. Senhor, tem misericórdia de nós! Não é de agora que tens nos desafiado a crer em Ti e a fazer a Tua obra. Ajuda-nos, Pai amado!

Dentre todas as Tuas promessas, não temos uma sequer que elegemos para ter a Tua operação. Somos pessoas que só pensam em si mesmas. Não podemos continuar desse jeito; do contrário, jamais Te daremos a alegria que desejas ter com relação a nós. 

Que possamos, para a Tua glória e em o Nome do Teu Filho, realizar as mesmas obras feitas por Ele. Só depende de nós crer e dar a Ti a satisfação que Jesus sentiu e O fez declarar: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11.25).