Riquezas incompreensíveis de Cristo

Foto: Nycholas Benaia

A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo.

Efésios 3.8

Paulo se considerava o menor de todos os santos, demonstrando que ele queria ensinar uma lição de humildade aos salvos que estavam com ele no ministério. Essa é uma das características dos servos do Senhor. Jesus Se qualificou como manso e humilde de coração, dizendo: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma (Mt 11.29).

O apóstolo falou das riquezas incompreensíveis de Cristo, anunciando-as entre os gentios da região onde ele estava ensinando. Estes, provavelmente, pouco conheciam do que as Escrituras retratavam sobre o Salvador e a Sua obra redentora na cruz do Calvário. Jesus Se entregou a Deus, o Pai, de todo o coração e cumpriu aquilo que foi escrito a Seu respeito, mostrando a maneira certa de realizarmos os mesmos feitos.

Muito nos será ministrado pelo Santo Espírito, a fim de pregarmos as Boas-Novas aos perdidos. Para isso, é necessário que demonstremos humildade e domemos o nosso homem interior. Assim, compreenderemos as revelações do Senhor. A vida de uma pessoa será justificada quando ela entender a sua missão na Terra e cumpri-la. Sendo a imagem e semelhança do Criador, temos de nos esforçar para levar adiante o Seu plano para nossa vida.

Nem todos serão usados para falar de qualquer assunto da Bíblia. A missão principal do cristão é evangelizar os gentios, ajudando-os a entender a plena vontade de Deus e o Seu maravilhoso amor. Conforme o Mestre disse, nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus (Lc 4.4), por isso precisamos estar alinhados com as Escrituras para, assim, realizarmos o propósito do Altíssimo.

Devemos ter cuidado para não sermos acusados de desperdiçar tempo e oportunidade, tentando mudar a cultura de um povo. Não fomos chamados para isso, e sim para anunciar os ensinamentos transmitidos pelo Senhor: Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt 28.20). Desse modo, conduziremos à salvação pessoas de todas as partes do mundo.

Tenho anunciado o Evangelho a todas as pessoas que assistem ao meu programa pela TV e comparecem às reuniões de fé. Porém, só posso ensinar algo se Deus me revelar a mensagem. Quem decide por si mesmo como fará a obra não está sendo dirigido pelo Senhor, mas, sim, provavelmente, pelo cônjuge ou pelos amigos, por pura ambição pessoal. Que Deus nos livre dos erros!

Fomos chamados para servirmos ao Senhor e, se continuarmos firmes nessa posição, receberemos mais direções dEle a serem transmitidas a quem necessita. O alvo é atingir a medida da estatura de Cristo: Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Ef 4.13).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, nosso Mestre e Senhor! O entendimento que Tu nos concedes pelas Escrituras é suficiente para vivermos bem e formarmos pessoas de boa índole e cumpridoras da Tua missão, que amam o Salvador com o coração sincero.

Mesmo que sejamos considerados pequenos, o importante para nós é saber que estamos colaborando Contigo. Em todo o tempo, devemos ser servos úteis, que amam a Verdade e a cumpre com alegria.

Ajuda-nos a ter para receber mais; a dar para ver a Tua recompensa e nunca procurar os nossos bens, e sim o bem de todos. Importa-nos entrar na Tua casa pela porta, sem o menor constrangimento, com a alegria de quem deu copos de água fria àqueles que também Te amam!