Sábio pedido

Foto: Chris Moore

Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ainda por isso me pedirá a casa de Israel, que lho faça: multiplicar-lhes-ei os homens, como a um rebanho.

Ezequiel 36.37

O Senhor tinha ouvido o pedido do Seu povo e feito a obra necessária para lhe dar a vitória completa sobre os inimigos. Os israelitas deveriam ter ficado quietos e satisfeitos com o que receberiam; porém, sentiram que o pedido que mais agradaria a Deus tinha de ser trazido à luz em oração: o aumento do número de homens. Então, o Altíssimo disse-lhes que os multiplicaria. Deus os atendeu!

Nenhum cristão deve ser carnal, a ponto de barrar a obra que está sendo realizada pelo Espírito Santo, conforme orientou: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre (Jo 14.16). O apóstolo Pedro falou: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar (At 2.39). Deixe a vontade de Deus ser feita na Sua obra, mesmo sendo necessário construir um lugar maior!

Ao ver Israel concordar em orar, para que fossem enviados homens que fortalecessem a nação, Deus decidiu multiplicá-los. Sabemos como nascem crianças no mundo, na proporção certa entre os meninos e meninas, mas a antecipação do Senhor fala em quantidade de homens como se fosse um rebanho. Assim, podemos entender que não se perderia o período fértil das mães. O Pai celestial é sábio!

O cristão nunca deve orar por acaso. Quando o Espírito Santo trabalha em nós, a petição precisa estar de acordo com o que sentimos ter vindo do Céu. Quem anda em comunhão com o Consolador está preparado para ser usado a qualquer hora. Logo, necessita aproveitar cada oportunidade para honrar a Deus: Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela (Lc 1.38). Seja bem-aventurado!

Um detalhe importante é que o anjo do Senhor, enviado para dar a Maria a boa-nova, ausentou-Se dela logo depois que ela aceitou a notícia. Hoje, quem é cheio do Espírito Santo e recebe o recado divino não O vê ausentando-Se; afinal, Ele é o outro Consolador, que sempre o ajudará a cumprir a sua missão.

Tome cuidado para não clamar por algo sem saber qual é o propósito de Deus sobre isso. Ele só faz aquilo que está previsto na Bíblia. Lembre-se: qualquer mal, seja físico, moral ou espiritual, não é plano do Céu para ninguém, porque Jesus tomou sobre Si as nossas dores, enfermidades, transgressões e iniquidades, bem como o castigo que nos traz a paz (Is 53.4,5). Então, recuse o que Cristo já sofreu em seu lugar. Conheça a vontade do Pai para a sua vida. A Palavra é certa!

Viva para fazer a sua congregação aumentar como a um rebanho. Sem dúvida, nenhum período de gestação será desperdiçado, pois assim diz o Senhor JEOVÁ: Ainda por isso me pedirá a casa de Israel, que lho faça: multiplicar-lhes-ei os homens, como a um rebanho (Ez 36.37). Deus é o Todo-Poderoso. Ame-O!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, Formador do rebanho padrão! Tu ouviste a oração do Teu povo, para multiplicar a quantidade de homens e, prontamente, constituíste o rebanho. É disto que precisamos hoje: um rebanho que seja exemplo!

Em nossos dias, muitos se dizem salvos, achando que podem fazer na Tua obra aquilo que sai dos seus corações. Se algo não vem de Ti, atrapalha Teu plano. Concede-nos pessoas que amem a Jesus e O respeitem, pois os tempos são trabalhosos!

Queremos uma multiplicação de homens prontos a andar Contigo, fazendo a obra com temor e em santidade completa. Jesus nos orientou a sermos um Contigo, para que sejas glorificado com as nossas atitudes diárias. Precisamos da Tua ajuda!