Sábios envergonhados

2025-04-21 03:00:00
Os sábios foram envergonhados, foram espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra do SENHOR; que sabedoria, pois, teriam?
Jeremias 8.9
As pessoas que não são sábias para com Deus passarão por grande vergonha, pois tudo o que fizeram, sem a participação e aprovação do Altíssimo, servirá de testemunho contra elas e as condenará, por não terem buscado a ajuda do Alto. Jesus foi bem claro ao dizer que, sem Ele, nada podemos fazer (Jo 15.1-5). Portanto, aceite essa verdade, pois isso contará no Juízo final (Mt 10.32). O Senhor é justo e bom para dar a todos aquilo de que precisam.
Os sábios do mundo costumam rir da maneira de Deus fazer a Sua obra. Alguns até oferecem ajuda para erguer templos para Cristo, mas, na verdade, eles destruiriam a Igreja do Senhor, caso tal oferta fosse aceita. Somente o Santo Espírito pode nos orientar, dando a quem crê em Jesus a habilidade sobrenatural para obter a melhor produção. Ame a Deus como orientam as Escrituras, honrando a Sua vontade (Jo 14.21,23).
O segredo para envergonhar esses sábios é andar segundo o testemunho de Deus dado na Sua Palavra; afinal, o que ela diz jamais será alterado ou deixará de se cumprir. As direções do Pai nos alegram do princípio ao fim. A Bíblia registra: Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8.12). Ele cuida de todos nós!
Os santos de Deus são como crianças: inocentes e sem malícia. Eles são orientados a serem simples como a pomba, mas prudentes como as serpentes (Mt 10.16). Estas, ao pressentirem o perigo, erguem a cabeça e se colocam em posição de defesa. Ser simples não é ser tolo, achando que nada nem ninguém os atacarão. É estar sempre preparado para evitar qualquer ataque do diabo!
A sabedoria do Céu tem várias características que a identificam: Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia (Tg 3.17). Atente para que o Santo Espírito ensinou nesse texto bíblico e esteja alerta. O Senhor nunca dirá algo que não seja bom para o coração puro dos Seus filhos. Vigiar e orar são a orientação de Deus (Mc 14.38).
Alguns têm grande capacidade de entender as coisas do mundo e fazer algo bom para a humanidade – não se pode negar isso. No entanto, o erro da maioria é rejeitar as instruções da Bíblia. O fato de desprezarem a orientação divina prova que nada do mundo presta, porque nele está a malícia do inimigo. Os verdadeiros sábios agradam a Deus (Pv 23.15). Seja um deles, agindo segundo o coração do Pai!
Quem rejeita a Palavra do Criador de todas as coisas resiste ao próprio Senhor e nunca terá a verdadeira sabedoria e se perderá eternamente. Amar a Deus implica, antes de tudo, crer na Sua existência e no fato de que Ele não abandona os Seus filhos. Afinal, Ele nos deu o Seu Espírito, para que discerníssemos todas as Suas obras e declarações.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus que ama e honra Seus filhos! Não temos motivos para desacreditar de Ti e da Tua Palavra. Por Ti e para Ti fomos criados. Somos felizes por viver Contigo, desfrutando da riqueza do Teu conhecimento revelado nas Escrituras!
Jamais abaixaremos a cabeça por vergonha, pois, embora não sejamos sábios segundo o mundo, somos segundo o que declaras na Bíblia. Sentimos a Tua alegria, porque nos deste do Teu Espírito. Rejeitamos as ofertas do maligno!
Jesus voltará para nos buscar, e, então, subiremos com Ele com asas como de águias. À medida que subirmos, não olharemos para trás, pois não queremos ficar como a mulher de Ló. Pai, o Teu amor é eterno!