Seguiu Jesus pelo caminho
2024-11-30 03:00:00
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
Marcos 10.52
Jesus falou sobre a decisão de duas ou mais pessoas se unirem para buscar a presença dEle, afirmando que estaria no meio delas (Mt 18.20). Isso é mais profundo do que podemos pensar; afinal, as mesmas obras feitas por Ele precisam ser realizadas nesta geração (Jo 14.12). Tudo ocorre pela fé, a qual é gerada em nós ao darmos ouvidos à Palavra de Deus (Jo 15.5; Rm 10.17). Porém, não podemos confundir a revelação das Escrituras com os preceitos religiosos criados pelos homens considerados “santos”.
Para se reunir em Nome de Jesus, é necessário que duas ou mais pessoas O tenham aceitado como Salvador e Senhor, passado pelo processo de conversão e sido batizadas nas águas e no Espírito Santo, o selo da obra de salvação (Ef 1.13), conforme diz a Bíblia: E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2.38). O Céu é o limite!
Perceba que Bartimeu se mostrou mais sábio do que as pessoas que seguiam o Mestre até Jericó, pois ele foi o único curado. Assim também ocorreu com a mulher do fluxo de sangue, que, driblando a multidão, aproximou-se de Cristo, tocou nas vestes dEle e foi sarada daquele mal que a consumiu por 12 anos (Mc 5.24-34). Quem cumpre o que aprendeu na Palavra, por meio da qual Deus criou todas as coisas, age como Ele gosta!
Ao ouvir a resposta de Bartimeu à pergunta: Que queres que te faça (Mc 10.51), Jesus só precisava declará-lo curado da cegueira. Perceba que tudo no mundo espiritual é feito usando palavras, desde que sejam oriundas das Escrituras ou baseadas nelas. Agora, quem não lê a Bíblia como poderá proceder como Cristo, se Ele próprio disse: Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou (Jo 5.30)?
Se Cristo, o Verbo que Se fez carne e Criador de todas as coisas (Jo 1.1,14), não podia agir por Si mesmo, alguém pode fazer algo se não lhe for dada a direção dos Céus? Claro que, antes, essa pessoa precisa receber a fé pela Palavra, a fim de ter o “combustível” celestial que lhe dará o poder para executar as mesmas obras de Jesus (Jo 14.12). É necessário ensinar as pessoas que os dogmas das igrejas não têm valor para capacitá-las a operar o que o Senhor nos ensinou. Creia e faça!
Vendo a sabedoria de Bartimeu, o Mestre disse: Vai, a tua fé te salvou. Isso pode ser entendido como: “Continue nessa fé. Você está preparado para viver o melhor de Deus, pois a sua declaração fez as obras necessárias. A sua libertação chegou, e seus problemas acabaram”. Cristo o animou a continuar como vencedor e fará o mesmo por você. A sua hora de ser abençoado é agora; então, abra o coração, ore e creia que está sendo ouvido por Deus!
Bartimeu ouviu falar de Jesus, creu nEle como Salvador e Senhor e provou ser sábio o suficiente para nunca mais abandonar Aquele que lhe abriu os olhos, deu-lhe a salvação e faria dele bênção para aqueles que ouvissem falar do seu encontro com o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Bartimeu seguiu Jesus como deve ser: pelo caminho. Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6). E você, o que tem feito com as revelações entregues a você?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Nosso Senhor! Temos de nos lembrar de que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Não podemos ser pessoas que recebem a bênção almejada e Te abandonam, e sim sábios que viverão ao Teu lado na Terra e, depois da morte, permanecerão Contigo nos Céus!
Tu disseste para Bartimeu seguir em frente e continuar observando a Tua Palavra, a fim de ir além e fazer a diferença entre as pessoas. Isso falou forte ao nosso coração. Precisamos da Tua presença em nós, ser cheios do Teu Espírito e seguir os Teus ensinamentos!
Queremos Te seguir pelo caminho, ir aonde Tu nos enviares e fazer o que desejas, mas, para isso, o nosso coração precisa ser limpo, pois temos pecado por pensamentos, palavras e atos. Arrependemo-nos e pedimos o Teu perdão. Deus, transforma-nos!