Segundo a mão do Senhor

Foto: Julian Hochgesang

E que estendeu para mim a sua beneficência perante o rei, e os seus conselheiros, e todos os príncipes poderosos do rei. Assim, me esforcei, segundo a mão do SENHOR sobre mim, e ajuntei dentre Israel alguns chefes para subirem comigo.

Esdras 7.28

Vale a pena ler os versículos anteriores a esse que estudamos agora, começando no 12, indo até o 27. Veja como Deus moveu a mão dos reis persas, levando-os a realizar o que Ele os inspirou. Quando uma pessoa serve ao Senhor e é chamada para cooperar com a obra dEle, os celeiros celestiais se abrem para ela. Assim, nada lhe faltará até o término do plano divino. Temer o diabo não faz parte da nossa fé!

Esdras termina o capítulo 7 dizendo que o Senhor estendeu-lhe a Sua beneficência – a arte de fazer o bem – perante o rei, seus conselheiros e todos os príncipes poderosos. Isso prova que, por trás da nossa fé, se encontra a mão do Todo-Poderoso. Ele nos trouxe até aqui, para fazermos mais do que pensamos ou julgamos necessário (Ef 3.20). Com Deus à nossa frente, faremos maravilhas!

Importa se o Inferno se levanta contra nós e vem com suas ameaças? Não, porque temos o Onipotente morando dentro de nós. Os clamores do diabo não nos interessam, e suas loucuras não nos impedirão de ir até o fim, quando descansaremos na nossa sorte (Dn 12.13). Ungidos por Deus, cumpriremos a nossa missão. Ninguém nos deterá, pois somos mais do que vencedores!

Dario foi usado como servo de Deus para viabilizar a edificação do templo e dar aos que quisessem voltar a Israel a plena permissão. As despesas da reconstrução e a manutenção – inclusive, as despesas dos sacrifícios e demais solenidades e as obrigações – seriam supridas pelo tesouro do rei. Veja o quanto você conseguirá na vida e seus irmãos também pelo fato de servir a Deus, que cuida dos Seus.

O rei não declarou isso escondido, subtraindo do seu tesouro sem que ninguém soubesse. Ele agiu diante das autoridades do seu reino, tendo como testemunhas seus conselheiros e todos os príncipes. O que Deus fará na Sua obra pelo mundo é bem maior do que alguém pode imaginar. Temos de esforçar e agir conforme o poder concedido pelo Senhor. Tiremos do coração os nossos desejos e sirvamos ao Altíssimo!

Jamais se esforce segundo as suas forças, mas, como Esdras, faça segundo a poderosa mão do Senhor sobre você. O profeta soube se colocar no lugar de representante do Alto, como o mundo nunca viu e jamais verá. Ele se entregou de todo o coração e, assim, foi usado pelo Onipotente. Não podemos perder tempo medindo as dificuldades, e sim agir conforme o caráter, a honra e a glória do Pai.

Deus disse a Josué, quando o nomeou substituto de Moisés, para executar a Sua obra: Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares (Js 1.9).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus da poderosa beneficência! Às vezes, desperdiçamos o que queres fazer por nós, porque a nossa pequena fé nos limita a pequenas coisas. Porém, Tu tens nos dado a mesma fé demonstrada por Jesus; logo, devemos crer e fazer o bem!

Precisamos nos esforçar segundo a Tua mão sobre nós; afinal, a obra é de Deus e não do homem. Nós Te bendizemos, glorificamos e pedimos a Tua infinita misericórdia para nos guardar de tropeçar ou deixar de fazer como tens programado.

Que saibamos ajuntar todos aqueles que Tu tens chamado para estar ao nosso lado! Sem eles, a obra não prosperará, e isso nunca pode acontecer. Livra-nos dos maus obreiros que pensam na carne e no lucro, em vez de pensar na recompensa preparada para os Teus santos!