Segundo a medida do dom
2024-11-08 03:00:00
Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Efésios 4.7
O que é a graça de Deus? A maioria dos teólogos – que se dizem sábios nas leis do Senhor – afirma ser um favor imerecido. Mas qual é o favor do Altíssimo que merecemos? A resposta é: nenhum. Sem nascer de novo, não há como assumir as promessas bíblicas. Além disso, mesmo quem nasce de novo precisa se esforçar na fé; do contrário, viverá cheio de problemas, dúvidas, e pior: cairá em pecado.
Para mim, a graça é o mover de Deus em minha direção. Essa obra é do Espírito Santo. Ao ver a minha inclinação para alguma tentação, Ele me faz perceber o perigo capaz de me separar do Senhor, por isso eu digo não à sugestão do diabo (1 Co 10.13). Esse mover divino vem para curar as minhas enfermidades, libertar-me da opressão e iluminar-me para tomar sábias decisões. De posse da graça, consigo ser um imitador do Pai, de Cristo e das pessoas que vencem na fé.
Antes de Jesus ter vindo ao mundo, ninguém utilizava a graça celestial nem conhecia a verdade como Cristo a apresentou: Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo (Jo 1.17). Infelizmente, poucos filhos de Deus usam esses dois institutos trazidos pelo Mestre e, por isso, vivem igual ou pior do que os perdidos. Há algo errado na fé dessas pessoas, não é verdade?
O Salvador foi claro ao dizer como proceder com o entendimento do judaísmo sobre a Lei de Moisés: Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás, rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam (Mt 9.17). Cristo cumpriu toda a Lei, por isso a ninguém é pedido que a cumpra; hoje, temos a lei da liberdade (Tg 1.25), a qual é infinitamente melhor!
A atenção dada às promessas de Jesus nos faz receber mais da graça e do amor do Pai. Leia este conselho de Quem é a Verdade: E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada (Mc 4.24). Em outras palavras, Ele disse: “Prestem atenção e examinem o que ouvirão, porque os princípios do Reino de Deus jamais serão mudados, e sim confirmados para quem Lhe obedece”.
A afirmação do Senhor no versículo em estudo não diminui a possibilidade de todos obterem a plenitude da Sua graça, e sim os encorajando a buscá-la e recebê-la, porque o dom de Cristo é ilimitado. A quem deseja se tornar vencedor Deus garante a concessão da Sua graça. Agora, para que, ao chegarmos ao Céu, não ouçamos que faltou muita terra a ser conquistada (Js 13.1), temos de aproveitar tudo o que nos foi concedido até hoje!
Em Jesus, o dom que Deus deu à humanidade e a medida que Ele recebeu e mantém do Pai é a medida que teremos da Sua graça. Precisamos ensinar ao mundo que nada é melhor do que esse mover do Senhor em nosso favor. Portanto, faça uso dessa bênção, a qual é a saída para todas as crises e sofrimentos que você esteja enfrentando. A declaração A minha graça te basta (2 Co 12.9a) é suficiente para todos se realizarem na fé que vem pela Palavra de Deus. Creia e viva!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor, Doador da graça e da Verdade! Tu concedes aos Teus filhos que Te seguem bem de perto aquilo de que eles necessitam diariamente. Por isso, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que Te amam e obedecem aos Teus mandamentos!
Queremos saber mais como cumprir plenamente a Tua vontade. O mais importante é Te amar e Te conhecer! Somos o Teu sonho, por isso desfrutamos da Tua graça, e graça sobre graça. Agradecemos pelos Teus maravilhosos dons!
Vivemos em um mundo perdido nas práticas do Inferno, que afasta o homem da Tua presença. Com isso, nós, Teus servos, somos considerados gente que não presta e se engana seguindo a Tua Palavra. Porém, na verdade, nós nos realizamos em Ti, Senhor!