Seja educado para com Deus

Foto: Josh Hild

Digna-te, SENHOR, livrar-me; SENHOR, apressa-te em meu auxílio.

Salmo 40.13

Geralmente, pessoas bem-sucedidas são educadas, solícitas e amáveis, mas, muitas vezes, não vemos esse comportamento entre os cristãos. Jesus disse: Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas (Mt 7.12). Não é bom desprezar essa orientação do Mestre. Veja, ser valente na fé é uma coisa, e ser valente e educado é bem melhor em todos os sentidos. Por que não se deixar ensinar pelo Senhor?

Quando os servos de Saul o viram possuído por um espírito maligno (naqueles dias, não havia quem expulsasse demônios), dirigiram-se ao rei e falaram que o melhor era encontrar alguém que tocasse harpa. Desse modo, a música dedilhada nesse instrumento afastaria o mal do rei. Ele concordou que encontrassem tal pessoa e a trouxessem perante ele.

Ao ver que o rei tinha aceitado tal sugestão e pedido que verificassem se tal harpista tocava bem, seus servos se alegraram e disseram-lhe que havia um filho de Jessé que tinha tal habilidade e outras qualificações: Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele (1 Sm 16.18). Davi era preparado!

Ele era um músico de primeira, valente e também animoso. A sua educação fazia com que toda pessoa que o conhecesse logo gostasse dele. Além disso, era homem de guerra, pronto para entrar nas batalhas, sisudo em palavras – ouvia mais do que falava, só abrindo a boca quando sabia como responder – e de gentil presença. Ora, as pessoas com as condições de Davi sempre são bem recebidas. A sua última virtude era ter o Senhor consigo!

Davi viveu na presença de Deus, dirigindo a nação como deveria ser guiada pelos líderes levantados pelo Senhor. O anterior a ele, o rei Saul, jamais se conduziu com prudência e, por isso, pecou. Já Salomão, filho de Davi, foi o mais sábio de todos os governantes do mundo, mas, pelo fato de não ter vigiado, caiu nas mais odiosas práticas (1 Rs 3.11,12; 11.1-13). Que tudo isso fique como aviso àqueles que percorrem este mundo, para que honrem o Senhor continuamente!

Se agirmos como Davi, homem entregue ao comando do Senhor, também seremos chamados de servos segundo o coração do Pai. Por isso, devemos andar como pessoas cientes da responsabilidade de viver para o Evangelho e, então, alcançaremos a bênção de entrar no repouso celestial: Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? (Mt 24.45). Diga: “Eu!”.

O educado rei Davi pediu ao Senhor que Se dignasse a atendê-lo, livrando-o das provações e, por certo, foi atendido. Deus deixou isso registrado na Sua Palavra, para que nós nos coloquemos diante dEle com pedido igual. A seguir, Davi clamou: Apressa-te em meu auxílio, e Deus lhe respondeu. As suas orações também serão ouvidas, se você suplicar como o filho de Jessé. Ore, louve e creia!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, nosso digníssimo Pai! Com esperança, respeito e temor, nós Te agradecemos pelos Teus ensinamentos e por nos ajudares a fazer a Tua obra todos os dias. Isso é altamente comentado pela nossa família. Somos gratos pelas bênçãos!

O livramento do qual precisávamos nos foi dado, antes mesmo de Jesus publicar que tudo estava consumado. Agora, não podemos deixar o inimigo tocar em nós, trazendo toda a sorte de sofrimentos, pois não temos mais de carregá-los!

Tu já Te apressaste em nosso auxílio, quando foste ao reino da morte e despiste a força de Satanás. Neste momento, levantamo-nos em o Nome de Jesus e ordenamos que sejam desfeitos os trabalhos malignos contra nós! Tua é a glória!