Sem as obras da lei

Foto: Rowan Heuvel

2024-04-18 03:00:00

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.

Romanos 3.28

A fé foi o meio que Deus criou para as pessoas da Nova Aliança se conectarem com Ele agora, como também o fez nos dias do Antigo Testamento. Por meio dela, você pode resolver os seus problemas, mas nem todos a viam e veem assim. Na chamada galeria dos heróis da fé, vemos que estes provaram do valor e da utilidade dessa bênção ao agirem por fé (Hb 11). Jesus foi quem trouxe a revelação do grande valor dela, ensinando a todos a utilizá-la sem medo e com plena certeza (Mc 11.23). Ela fala e age!

A fé é concedida por se ouvir a Palavra de Deus; então, se alguém meditar nela, o seu coração saberá que aquilo é fé, pois assim diz a Bíblia: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). De trás para frente fica melhor para entender: pela Palavra de Deus, você ouve, entende e ganha a certeza de que o que Deus disse lhe pertence. Usando a fé, você se fortalece para quebrar as correntes do inimigo!

Relembremos o que eu já disse várias vezes. Na cruz, Jesus morreu duas vezes. Na primeira, foi a separação do Seu Pai, com quem era um. Ao receber nossas transgressões e iniquidades sobre Si, Cristo foi abandonado pelo Pai e exclamou: E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mt 27.46)? Morte espiritual significa separação completa do Altíssimo. 

Depois, quando tudo estava sobre Si, Jesus gritou para ecoar pela eternidade: E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19.30). Naquele momento, Ele desceu ao mundo da morte e foi direto ao trono do diabo. Os demônios faziam festa confraternizando-se, pois, pensavam eles, a vida e o poder lhes pertenciam. Porém, o Salvador os despiu da autoridade que tinham sobre a humanidade!

O profeta Isaías, em uma visão dada pelo Espírito de Deus, contemplou a caminhada de Jesus nas regiões da morte, dizendo: Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém se achava comigo; e os pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura (Is 63.3). Não havia ninguém com Cristo, nem um anjo sequer, mas Ele derrotou o Inferno (Cl 2.15). Aleluia!

Voltando ao assunto que justificação pela fé, o qual é um dos mais importantes tópicos da Bíblia, todos podem e devem assumir a bênção de ser inocentado da dívida que tinha diante de Deus. Quando isso acontece, toda a sua casa também é beneficiada, porque passam a ter acesso à paz com o Senhor, ao se tornar um com o Pai e o Filho (At 16.31; Jo 17.21). A bênção que você receberá é maior do que podia prever. Tudo está feito (1 Co 2.9).

A conclusão é que o homem que recebe Cristo em sua vida não deve mais nada ao diabo, pois se tornou a justiça de Deus ao ser redimido das culpas. Portanto, aceite o convite do Senhor, sendo a bênção para a qual Ele o destinou. Você será respeitado no mundo espiritual até pelas forças das trevas. Sendo um com o Filho e o Pai, por que as forças do maligno ousariam ir contra você? Use o poder do Nome de Jesus!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus da nossa fé! Queremos levar muita gente a viver a nova e poderosa realidade Contigo. A partir de agora, Tu, ó Altíssimo Deus, darás essa bênção a quem crer em Ti. Isso não acontecia antes, porque não se pregava desse modo acerca de Ti!

Desejamos ver os nossos irmãos fortalecidos no Teu poder, para que toda fortaleza do inimigo caia por terra. Sairemos satisfeitos com a Tua obra feita em favor de quem ousar crer na Tua Palavra. Ter fé é maravilhoso!

Segundo as Escrituras, nada mais precisa ser feito, somente colocar em ação as Tuas palavras, dizendo que fomos justificados. Pai, ouve a oração que esta pessoa faz a Ti sobre a grandeza da ressurreição de Cristo, o qual nos deu o direito de sermos salvos!