Sinais grandes e penosas maravilhas

Foto: Liu JiaWei

E o SENHOR fez sinais grandes e penosas maravilhas no Egito, a Faraó e a toda a sua casa, aos nossos olhos.

Deuteronômio 6.22

A batalha travada pelo Senhor contra Faraó foi penosa para o Egito. Se não fosse assim, o rei daquele país não teria deixado os filhos de Israel saírem do seu domínio (veja Êxodo, do capítulo 7 ao 12). Os egípcios chegaram a tão grande desespero, que pediram aos israelitas que fossem embora e atenderam aos seus pedidos: E o SENHOR deu graça ao povo em os olhos dos egípcios, e estes emprestavam-lhes, e eles despojavam os egípcios (Êx 12.36). Maravilhoso Deus!

Fomos resgatados do império das trevas com muito poder, demonstrado por Jesus dentro da casa de Satanás, conforme Paulo declarou aos colossenses: E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15). Hoje, os demônios e o seu chefe não podem nos tocar, porque a derrota deles é eterna. Eles fogem de quem lhes resiste (Tg 4.7). Fomos ungidos pelo Senhor para vencer!

Moisés foi usado por Deus para fazer grandes e penosas maravilhas no Egito e escreveu o livro de Deuteronômio sobre elas, mostrando que não foi fácil dobrar o orgulho do Faraó. De outra forma, Israel nunca obteria a liberdade. O Altíssimo diz que a obra realizada em favor do Seu povo, na saída do cativeiro egípcio, é figura do que aconteceu quando Jesus morreu e foi ao reino do mal para despojá-lo (1 Co 10.11).

Tanto Moisés como os hebreus libertados viram a dificuldade em convencer o rei dos egípcios a permitir a libertação deles. A saída do povo de Deus já havia sido profetizada até para Abraão há mais de 400 anos (Gn 15.13,14). O Senhor já havia falado, no início do livro de Gênesis, que o diabo morderia o calcanhar do Salvador, e Este esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15). O Altíssimo cumpriu a promessa, agora é só crer e ser salvo (Jo 3.16).

A luta que travamos para levar o Evangelho ao mundo é árdua e perigosa. Alguns dos governantes da Terra são verdadeiros servos do diabo e fazem de tudo para que as Boas-Novas não alcancem os perdidos. No entanto, em breve, todos conhecerão Jesus; afinal, as Escrituras jamais podem falhar. O Salvador disse: E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mt 24.14). A Sua Palavra é real!

Diante dos nossos olhos, Deus fará cair cada uma dessas nações fechadas à Verdade e, lá, pregaremos livremente a mensagem da cruz. Assim, aqueles que derem ouvidos ao Evangelho verão o quanto o Senhor é poderoso para fazer muito além do que pedimos ou pensamos (Ef 3.20). O Todo-Poderoso nos prepara uma mesa na presença dos nossos inimigos (Sl 23.5). Portanto, é preciso ir ao limite da paciência divina; quem resistir a ela verá penosas maravilhas!

O Altíssimo já decretou o fim de toda opressão: Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? (Is 43.13). Por que temer, se Ele irá à frente abrindo o caminho para que todos os povos ouçam a linda história da redenção do homem? Eles ouvirão e crerão!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor, Operador por excelência! Moisés só anunciava o que Tu farias para Tua glória. Então, os egípcios começaram a se decepcionar com os deuses de mentira a quem serviam, e o Teu Nome era engrandecido a cada penosa maravilha realizada por Ti!

Ao pregarmos a Tua Palavra, vemos o Teu poder libertar pessoas endemoninhadas e dar saúde a outras que estavam desenganadas. Tu curas e libertas do sofrimento. Isso engrandece o Teu Nome e nos alegra muito. Somos gratos, Pai!

Tu estás conosco e nos usas de modo tremendo. Ninguém é páreo para Ti, pois és Todo-Poderoso! Também não encontramos quem possa nos enfrentar. Com o Teu santo Nome e o Teu poder, nós Te glorificamos!