Sobre o fundamento

Foto: Zoltan Tasi

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. 

Efésios 2.20

Saber as características de cada apóstolo fará um bem tremendo à igreja que dirigimos e à nossa vida. Cada um deles servia a Deus segundo a direção do Espírito Santo, mas um servia também ao diabo e, por isso, suicidou-se (Jo 13.2; Mt 27.5). Cuidado com o inimigo! Este o tentará para você praticar o que as Escrituras condenam. Esteja avisado para jamais ceder às ciladas malignas e não se corromper. Nunca imite as atitudes de Salomão nos dias da sua velhice (1 Rs 11.1-7).

Se os chamados para lançar os fundamentos forem tomados pela cobiça, serão como Judas Iscariotes, que foi um péssimo exemplo para os demais discípulos. Estes se mostraram fiéis no temor ao Senhor, dando bom testemunho. Por isso, devem ser imitados nas boas ações, e isso agrada ao Pai. Devemos estar preparados e dispostos a atender aos toques do Espírito Santo, que falará conosco, se formos verdadeiros servos. Creia, ore e viva!

Estudar como eram os primeiros apóstolos ajuda muito os membros do Corpo de Cristo; porém, os aspectos naturais de cada um deles nada tinham de revelação do Céu. Precisamos é do que o Senhor ensina sobre o fundamento, a revelação encontrada somente na Sua Palavra. Aquilo que se conta na História pode ser autêntico, mas não serve para orientar a Igreja.

Ninguém pode criar uma doutrina com base no próprio entendimento; no entanto, sendo iluminado pelo Senhor, será bênção para todos. Quem for chamado para ser apóstolo precisa se preparar para esse ministério, segundo a revelação que lhe for dada para o bem da obra. Se tudo vier de Deus, será útil à seara divina. Benditos aqueles que se afastam dos pecados e se aproximam do Todo-Poderoso, a fim de serem dirigidos. Isso muito agrada ao Senhor.

No momento certo, os Céus nos farão saber o sentido e o propósito do Altíssimo, de acordo com o que escreveram a Bíblia. Ele envia ao nosso coração as direções para solucionar os assuntos que nos incomodam. Quando estiver enfrentando dificuldades, volte-se a Deus em oração e peça a Ele que lhe fale pela Palavra. Então, abra a Bíblia e a leia devagar, meditando em suas declarações. Então, você perceberá que a resposta exata já veio. Siga o Senhor sem se desviar.

Nunca se esqueça de que Jesus, a Palavra de Deus, fez-Se carne para libertar o homem do império das trevas. Cristo é a pedra da esquina que norteia o rumo da edificação e a conservação da Sua Igreja, conforme Ele falou: Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). O apóstolo Pedro era apenas um ser humano, mas a revelação dada a ele edificaria a Igreja de Cristo.

Aquilo que Jesus revelou e fez na Terra é a principal pedra, mas o que os profetas e os demais escritores da Bíblia falaram igualmente ajudam na edificação do Seu Corpo, cuja origem está no Verbo eterno, o qual Se fez carne (Jo 1.1-14). Somente a Ele damos a nossa adoração e rendemos os louvores. O Senhor nos salvou e ungiu para continuarmos a fazer a Sua obra!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, Edificador da Igreja! É bom saber que Tu levantas a Tua obra, levando os salvos a se submeterem primeiro a Ti e, depois, no Teu amor, à liderança estabelecida nas igrejas que Te servem. Faz de nós bênçãos nas Tuas mãos!

Obrigado por nos incluíres no Teu Corpo! Isso para nós é um privilégio e, por ele, nós Te damos graças. A nossa vida se resume em fazer o que foi determinado por Jesus e, com isso, nos alegramos. É maravilhoso ver os perdidos encontrando o Senhor Jesus!

Temos de cumprir o Teu mandato com sabedoria e gratidão. Ainda que não haja em nós a salvação completa, nós a receberemos na Tua volta, quando os nossos corpos serão glorificados. Estamos satisfeitos com Tua bondade e fidelidade!