Subiram ao cenáculo

Foto: Anessa Pennington

E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.

Atos 1.13

Não foi por acaso que os apóstolos alugaram, ou pegaram emprestado, um majestoso lugar. Certamente, o Senhor esteve por trás dessa grande bênção. O melhor é que aquele espaço pôde receber todos aqueles que estiveram com o Mestre, ninguém ficou de fora. Embora o local fosse a residência provisória de Pedro e dos demais apóstolos, a bondade divina o transformou em um ambiente de oração e súplicas a Deus.

Já compreendemos que não há coincidência na obra do Senhor, e sim trabalho do Céu para dar a todos um lugar digno para morarem, enquanto buscam segurança e amor divinos. No Senhor, sempre há provisão para o necessário, pois Ele é perfeito em Seus feitos em nosso favor. Os discípulos passariam ali horas e dias, esperando o cumprimento da promessa feita por Jesus.

Olhar para o nosso passado e entender como conhecemos o Filho de Deus são atitudes de que nos deixam felizes e gratos. Na verdade, foi Cristo quem nos buscou na perdição. Com o Seu amor incondicional, Ele nos fez ficar maravilhados e agradecidos por tão grande obra por nós. Sem a salvação, estaríamos separados de Deus. Que o Altíssimo nos ajude a não ceder às tentações!

Queremos continuar servindo ao Pai celestial e fazendo a Sua vontade. Clamamos pelos que ainda não tiveram o prazer de conhecer Jesus e o Seu plano de amor destinado a todos quantos estão mergulhados nas suas iniquidades. A vida sem o Salvador é vazia, sem sentido. Por que andaríamos perdidos no mundo, se Deus Se oferece para estar ao nosso lado sempre?

Fora da presença do Senhor, somos como os discípulos no barco no mar da Galileia, expostos às ondas e aos ventos fortes, sem o auxílio de Cristo. No entanto, ao sentir a companhia do Senhor, levantamo-nos com fé e segurança. Assim, passamos a enfrentar as intempéries da vida, sem temer o perigo. Firmes na fé, viveremos sem medo, sob a guarda do Criador, cercados pelo Seu poder.

Por que temermos, se a nossa fé está em Cristo e fomos vivificados pelo Seu Espírito? A pessoa que não O conhece se desespera, porque ainda não sabe que o Pastor da Igreja era o Pastor de Israel. Naquele tempo, o Altíssimo guardava o Seu povo com proteção real, e aquela gente vivia debaixo da Sua misericórdia, servindo-Lhe com retidão. Porém, agora, isso não acontece, pois todos dizem saber como agir e, assim, guardam a si mesmos, rejeitando o Senhor.

Jesus soube preparar Seus discípulos. Entre eles, não havia quem se considerasse mais importante do que os outros. Desse modo, a obra era realizada com amor e dedicação ao Senhor. Quando isso acontece em qualquer congregação, o Reino de Deus cresce!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da Igreja! Não há melhor direção para nós do que aquela que sai do Teu coração. Por isso, o povo salvo não para de crescer. Porém, quando o homem decide fazer o que julga melhor, o Inferno se alegra, achando que a Tua obra será paralisada.

Jamais podemos atrapalhar o Teu agir. Somos ensinados a Te temer acima de tudo! Tu guias as nossas decisões e os nossos passos. Com a Tua direção, a obra cresce a ponto de os religiosos desejarem nos impedir.

O cenáculo recebeu a melhor equipe do mundo. Com certeza, não havia confusão nem pecado ocorrendo na Tua obra. Que possamos voltar a Ti, a fim de pedir que dirijas aqueles que comporão o grupo de obreiros que Tu levantarás!