Submissão de ambos

Foto: Naassom Azevedo

A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

1 Coríntios 7.4

O versículo em destaque trata de um dos aspectos do relacionamento do casal. Pelo fato de muitas pessoas ainda não terem aceitado Jesus como Salvador e Senhor, não foram adequadamente ensinadas a andar como filhos da luz, por isso pecam e levam o cônjuge a pecar. A Bíblia dá a direção certa: Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne (Gl 5.16). Quem seguir essa regra nunca errará!

Quem foi ensinado que entre quatro paredes vale tudo precisa entender que essa não é uma orientação de Deus. A Bíblia diz claramente que, para fazermos a vontade divina, devemos observar a seguinte exortação: Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria (Cl 3.5). Além de algumas dessas práticas levarem à devassidão, todas induzem à idolatria (Ap 21.8).

Com a nova vida adquirida mediante a conversão a Cristo, tudo tem de ser feito com o temor de Deus e não como fazem os que servem a outros deuses, entregando-se ao diabo. O Espírito Santo diz: Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus (1 Ts 4.4,5). Conhecemos o Senhor e dEle somos conhecidos; portanto, vigiar e orar é bom!

Muitos saíram de culturas espirituais cujos rituais não agradam ao Altíssimo. No entanto, com amor e sabedoria, por meio da Bíblia, podemos mostrar que tudo o que fizermos aqui o fazemos diante do Senhor. Então, ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação (1 Ts 4.6,7). Ore e creia!

Segundo o apóstolo Pedro, o Senhor nos revelou o modo de nos livrarmos desse mundo mau e dos desejos desenfreados, ao declarar que as promessas nos tornam participantes da natureza de Deus: Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo (2 Pe 1.4). Esse método nos ergue e nos torna santos!

Além da concupiscência da carne, existe a dos olhos, e isso serve para o demônio nos mostrar sua natureza ruim, que, aliada à vaidade, nos tira da posição conquistada em Jesus. As ciladas do diabo nos colocam sob os pés dele: Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo (1 Jo 2.16). Por que dar lugar ao que não presta?

O segredo é conhecer a vontade de Deus, pois ela nunca passa. Começamos a servir ao Senhor no mundo e continuaremos a servir-Lhe para sempre: E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 Jo 2.17). Seja abençoado!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor do nosso corpo! Quando somos avisados como agora, não cederemos mais ao diabo, mas andaremos na luz do Teu Espírito, prontos para libertar quem é dominado pelas trevas e fazer dele um verdadeiro soldado do Reino de luz!

Quando aprendemos a andar Contigo, logo nos tornamos úteis ao Teu Reino de amor e paz. Mas, se voltarmos ao passado, nós Te entristeceremos, e, então, nada nos levantará de novo. Suplicamos a Tua misericórdia para fazermos o melhor!

Queremos estar em comunhão Contigo, andando de braços dados, sem voltar atrás. Que Tu sejas o nosso Mestre! Precisamos Te dar o lugar de Senhor em nossa vida. Assim, seremos instrumentos em Tuas mãos. Somos gratos por tudo!