Tenho dado na tua mão

Foto: Jeniffer Araújo

Então, o SENHOR me disse: Não o temas, porque a ele, e a todo o seu povo, e a sua terra tenho dado na tua mão; e far-lhe-ás como fizeste a Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.

Deuteronômio 3.2

Antes de entrar em Canaã, os israelitas tiveram uma grande batalha contra Seom, o rei dos amorreus, e o venceram (Nm 21.21-24). Moisés havia lhe escrito uma carta, pedindo permissão para Israel passar pelo território deles, afirmando que pagaria por tudo o que o seu povo e o gado comessem e bebessem. A resposta desse rei foi ajuntar seus soldados para guerrear contra Israel, por isso foi morto, seu exército, dizimado, e a sua terra, tomada. Seja sensível a Deus!

Pode ser que Moisés tenha mandado mensagem a Ogue, rei de Basã, com as mesmas informações dadas ao rei Seom, de Hesbom. Como resposta, Ogue também partiu com seus soldados para lutar contra Israel e teve o mesmo destino do rei Seom (Nm 21.32-35), e as suas terras ficaram na soma da herança dos israelitas. Deus sempre sabe o que faz!

Quando Moisés viu que Ogue, o gigantesco, estava pronto para a peleja, consultou o Senhor e foi instruído a não temer tal ameaça. Esse rei, que era tão alto que a sua cama media quatro metros de comprimento (Dt 3.11), poderia ter permitido a passagem dos filhos de Israel e recebido pelo que foi consumido; assim, continuaria com seu território e seu povo. Veja, o ódio para com a obra do Senhor sempre existiu e continua a existir, pois vem do diabo. Porém, Deus guerreia pelo Seu povo!

A sentença dos Céus foi clara: Ogue e o seu povo já estavam entregues nas mãos de Moisés, o qual o enfrentaria como fez com Seom. Isso nos ensina que não importa quem luta contra nós; Deus batalhará em nosso favor. Somos o povo de propriedade exclusiva do Todo-Poderoso (1 Pe 2.9 – ARA), por isso venceremos qualquer adversidade. Creia e ore!

O que custaria ao maldoso rei Ogue ter aceitado a proposta de Moisés, já que não teria prejuízo? No entanto, ele procurou a própria derrota ao se colocar contra o povo de Deus e a encontrou. Hoje, diante de algum obstáculo para realizar a obra do Senhor, busque a orientação dEle e a siga com fé. Junte-se ao povo do Altíssimo!

A pessoa que afirma ser do Senhor não pode temer as ameaças contra ela, pois o inimigo é quem está por trás de qualquer plano para destruí-la. Pelo fato de Deus ter prometido nunca nos deixar nem nos abandonar (Hb 13.5), podemos e devemos partir para a batalha, conscientes de que Ele nos dará a vitória. Foi assim que Deus instruiu Moisés: não tema o rei de Basã. O Senhor é a nossa Força!

Permita que Deus Se alegre com você. Jamais tema o inimigo. Obedeça ao Pai celestial e lute pela Palavra e trabalhe pela expansão do Evangelho. Lembre-se: os que confiam no Senhor nunca tropeçarão nem cairão; na verdade, o inimigo tropeçará e cairá (Sl 27.2). Ore e creia!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus que nos dá a vitória por Cristo! Certos de que nada do inimigo nos atingirá, partimos para a vitória, louvando o Teu Nome. Nenhuma arma forjada contra nós prosperará. Somos bem-sucedidos em tudo. Aleluia!

Por mais que o diabo nos tente, confiamos que, em Ti, derrotaremos o mal. Assim, nós nos declaramos vencedores antes mesmo de as batalhas começarem. Sendo Teus amados filhos, jamais perderemos uma luta sequer. Quem nos desafia perde!

Primeiro, foi Seom, rei de Hesbom; depois, Ogue, o gigantesco rei de Basã. Todos eles se deram mal ao se levantarem contra o Teu povo. Por isso, agradecemos a salvação que o Teu Filho nos providenciou. Agradecemos a Ti porque não deixas o maligno nos destruir. Amém!