Um anjo confortava Jesus

2025-07-02 03:00:00
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava.
Lucas 22.43
O Senhor Jesus, no Getsêmani, nos ensinou que, mesmo sendo o Filho de Deus, Ele não mudou o plano do Pai. O que aconteceu ali mostra como agir em qualquer situação: pedir ajuda a Deus, sem deixar de nos submeter à vontade do Senhor para a nossa vida. Jesus fez isso, e um anjo do Céu foi enviado para confortá-Lo. Certamente, o mesmo ocorrerá conosco.
Não sabemos se veremos anjos ou não, nem se ouviremos a voz audível de Deus, mas algo acontecerá, como nos lembrarmos de algum versículo bíblico ou sermos informados de que alguém desistiu de nos fazer mal. O Senhor é fiel e não nos deixará sozinhos nas lutas, mas teremos de enfrentá-las. No dia do tribunal de Cristo, daremos conta do que fizemos nesta vida (2 Co 5.10). Vigie e ore!
Vemos a mão de Deus na batalha travada por Baraque, sob a orientação da juíza Débora. Até as estrelas colaboraram com o propósito divino para tirar Israel da opressão de Jabim, rei de Canaã. De outro modo, ele continuaria a oprimir o povo escolhido. Veja, Baraque não ficou apenas ao lado de Débora, orando para que Deus agisse. Ele teve de ajuntar dez mil homens no monte Tabor e descer com eles para enfrentar um exército gigante (Jz 4). Ele venceu!
Essa batalha teve ajuda das forças da natureza para atrapalhar o exército inimigo, mas os israelitas lutaram também. Apenas os habitantes de Meroz se recusaram a auxiliar Israel e, por isso, foram amaldiçoados por ordem do Senhor: Amaldiçoai a Meroz, diz o Anjo do SENHOR; acremente amaldiçoai os seus moradores, porquanto não vieram em socorro do SENHOR, em socorro do SENHOR, com os valorosos (Jz 5.23). Juntar-se ao desígnio de Deus é a melhor escolha!
Davi seria pego por Saul em uma armadilha, mas o Senhor não deixou que isso acontecesse com quem era segundo o Seu coração. De um lado do monte, vinham Davi e os seus soldados; do outro, Saul e seu exército. O lado de Davi terminava em uma pedreira por onde ninguém passava, mas Deus interveio na hora certa, criando um fato novo: chegara aos ouvidos de Saul que os filisteus tinham invadido Israel. Assim, Davi pôde escapar. Uma notícia salvou o servo do Senhor (1 Sm 23.24-29).
Os mensageiros angelicais poderão ser enviados aos servos do Senhor e livrá-los do perigo. Até mesmo nas guerras, os anjos atuam de modo grandioso. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, um soldado foi salvo de um tiro de fuzil por levar sua Bíblia consigo na batalha. Ele só sentiu um impacto de tiro na sua perna. Mais tarde, viu que, na sua calça, havia um buraco, examinou a Bíblia, e constatou que a bala havia parado no Salmo 91.7.
Como somos o Israel do Senhor, temos sido poupados, muitas vezes, da ferocidade do rei do Inferno, que, a todo custo, trabalha para nos destruir. Conforme o salmista disse: Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós (Sl 124.2). Alegre-se, pois, se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rm 8.31b). Não há como o inimigo tocar em nenhum fio de cabelo nosso, porque o Pai celestial nos guarda!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor que nos protege! Ao Teu Filho que, aflito, orava, Tu enviaste um anjo para confortá-Lo. Podemos crer que também farás o mesmo conosco, pois a Tua obra nunca irá parar. Triunfaremos sobre os poderes das trevas. Aleluia!
Não há como o inimigo vociferar e sairmos correndo; ao contrário, nós lhe resistimos, e ele fugirá desesperado. Somos gratos por nos incluíres no Teu plano de salvação e evangelização e nos dares as condições de financiarmos a Tua obra!
Também agradecemos pela Tua assistência em tudo o que diz respeito à nossa vida e pelos livramentos dos quais nem tomamos conhecimento. Tu nos proteges, para que desenvolvamos a fé em Cristo. Tu és fiel!