Um cofre inviolável

Foto: Jouwen Wang

Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Colossenses 2.3

O Senhor avisa que há coisas desconhecidas para nós e outras que nos serão reveladas aos poucos. As que estão nas Escrituras, porém, pertencem aos convertidos e aos seus filhos para sempre: As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei (Dt 29.29). O “cofre” do Altíssimo é à prova de qualquer coisa e contém todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Como os salvos estão em Jesus, eles podem pedir acesso a essas riquezas para saber como falar com qualquer pessoa sobre a realidade espiritual e tomar posse de tudo o que Ele realizou. Assim, agradarão ao coração do Pai e do Filho, que, por Sua vez, habitarão naqueles que Lhes derem amor, tendo e guardando os mandamentos (Jo 14.21). Pense comigo, por qual motivo o apóstolo recebeu essa revelação e a colocou nas Escrituras? Para que, obedecendo à Palavra, sejamos bem-sucedidos na vida!

Quem não tem sabedoria deixa de conquistar as bênçãos que lhe pertencem por direito, pois lhe falta conhecimento acerca do que é preciso fazer para não ser destruído pelo maligno. A Palavra de Deus revela a necessidade desse entendimento: A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento (Pv 4.7). Você está pronto para recebê-lo após obter o principal.

O rei Salomão falou da sabedoria de maneira magistral, comparando-a à excelência da luz em contraste com as trevas: Então, vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas (Ec 2.13). Somos salvos para fazer brilhar a luz de Deus no coração dominado pela escuridão do pecado. Se não atentarmos para a importância disso, nunca saberemos responder aos que vêm até nós, a fim de conhecer as bênçãos celestiais.

Salomão recebeu essa virtude do Senhor para ser bem-sucedido em seu reinado. Da mesma forma, os salvos a receberão. O sábio rei discorreu mais um pouco a respeito desse importante dom de Deus: Porque a sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor (Ec 7.12). Ele mostrou que, assim como o dinheiro, a sabedoria serve de sombra, sendo ela mais excelente, porque quem a adquire tem a vida modificada para melhor.

Em Jesus estão os tesouros da sabedoria; por isso, na sinagoga de Cafarnaum, Ele fez todos se maravilharem com as Suas palavras: E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm essas coisas? E que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? (Mc 6.2). O mesmo pode suceder a quem está em Cristo.

Também estão escondidos no Senhor os tesouros da ciência; por isso, quando usamos o Seu Nome, vemos prodígios acontecerem, a ponto de as pessoas exclamarem: “Não é possível que isso tenha ocorrido diante dos nossos olhos e nada vimos que mostre o agir de Deus neste lugar!”. Sem dúvida, o Pai quer nos usar para fazer as pessoas ao nosso redor caírem em lágrimas diante do Seu estupendo poder. Busque a excelência de Jesus!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor, Detentor de todos os tesouros! Melhor do que negociar pedras preciosas é receber de Ti a sabedoria. É primordial adquiri-la, pois dela vem o conhecimento, com o qual rejeitaremos as mentiras do diabo!

Quão bom é ter a Tua sabedoria, pois é infinitamente mais excelente do que as trevas. Ela nos serve de sombra, tal como o dinheiro; é bastante necessária, pois dá vida aos que a possuem. 

Agradecemos por essa dádiva celestial, a qual nos ajuda em nosso proceder. A Tua sabedoria é justificada pelo modo como os Teus filhos vivem. Quem nos vê agir sabiamente é impactado como aqueles que estavam na sinagoga de Cafarnaum vendo as Tuas maravilhas. Amém!