Um ponto a entender

Foto: Matteo Grando

2024-04-26 03:00:00

Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade.

Oseias 11.9

Há traduções que tentam aliviar uma aparente contradição na passagem bíblica em estudo, como o filósofo Martin Buber propôs: Não devo executar o brasume de minha ira? Não devo eu voltar-me para destruir a Efraim (sim, devo), porque sou Deus, e não homem. A Palavra não muda, ainda que o homem a despreze. O Senhor não destruiu Efraim, mas deixou Salmaneser, rei da Assíria, destruir Samaria  capital do reino de Israel  e levar o melhor do povo para Nínive e outras partes do seu império.

Em Samaria, ficaram somente aqueles sem profissão ou estudo. Um tempo depois, Salmaneser enviou pessoas de vários reinos para viver na Terra Prometida, e ocorreram casamentos entre os povos. Resultado: houve a mistura de raças e religiões, a qual só agravou a situação do reino de Israel, que antes era próspero. Pela sucessão de desgraças vividas pelo povo de Deus, aprendemos que o afastamento dos salvos da fé em Cristo pode levá-los aos piores lugares no reino espiritual!

Oseias escreveu o versículo destacado cerca de 200 anos antes desse triste acontecimento. Os israelitas eram os herdeiros das promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó, mas, por terem deixado o culto ao Senhor e seguido os demônios, ficaram desamparados por Deus. Sem dúvida, na volta de Jesus à Terra, veremos uma multidão tentando ir para a Glória, mas sendo encaminhada para o lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte (Ap 21.8).

Se fosse possível, deveríamos gastar os nossos recursos para evitar que as pessoas rumem para a perdição eterna (Mc 9.44,46,48). A volta do Salvador será gloriosa para quem perseverou em cumprir os mandamentos e agir de modo reto aos olhos do Pai; por outro lado, será triste para quem não subir com o Senhor. Prepare-se para viver com abundância e em santidade desde já!

Cristo não voltará para destruir, e sim nos levar ao Reino dos Céus, de onde jamais sairemos (1 Ts 4.15-17). O convite já foi feito, e a obra necessária para salvar quem crer no Filho e recebê-Lo como Salvador e Senhor foi realizada desde o dia em que Ele saiu do reino da morte e ressuscitou para a nossa justificação (Rm 4.25). Jamais se deixe levar pelo diabo, que engana o tempo todo, dizendo que Deus é bom e, por isso, não deixará ninguém no Inferno!

Não foi o Altíssimo quem destruiu Efraim, mas o próprio povo com suas idolatrias e demais pecados. O aviso nunca será retirado, mas há pessoas cegadas pelos demônios, as quais se entregam a cada dia à prostituição e a outras práticas pecaminosas. O motivo de fazerem isso não entendemos. Sabe-se que, do mesmo modo que Samaria não buscou a Deus para ser purificada dos seus pecados, milhões de pessoas não serão salvas. Esteja pronto!

O Senhor é Deus e não homem; logo, não entrará em luta contra ninguém. O Rei dos reis resgatará aqueles que O aceitaram como Salvador e perseveraram nessa decisão (Jo 1.12). Quão triste será ver tantos pedindo socorro, clamando por perdão, sendo que, hoje, sequer aceitam receber uma oração e declaram não precisar de Deus. Misericórdia!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus fiel e imutável! A perdição do homem não será executada pelo furor da Tua ira nem por outra causa, a não ser pelo fato de ele não desejar o novo nascimento. Tu tens dito que, sem essa bênção, ninguém irá para o Teu Reino de paz e verdade. Ajuda-nos!

Tu voltarás não para destruir alguém, mas levar quem creu na Tua Palavra e esperou pela volta do Teu Filho. O mundo louco, que prioriza dinheiro, prazeres da carne, e não a vida eterna, será enviado para a condenação. Pai, usa de misericórdia!

Orienta-nos em nossa preparação para aquele Dia. Somente quem perseverar, rejeitando a porta larga, cujos caminhos são espaçosos, será recebido no Teu Reino de amor e felicidade. Agradecemos por nos teres redimido do pecado!