Uma decisão para o sábio

Foto: Aaron Burden

Mas, agora, o não tenhas por inculpável, pois és homem sábio e bem saberás o que lhe hás de fazer para que faças com que as suas cãs desçam à sepultura com sangue.

1 Reis 2.9

Dentre os filhos de Davi, sairia o sucessor do reino de Israel. Porém, seria escolha de Deus, e o povo aceitaria. Assim, Salomão se tornou rei e se assentou no trono no lugar do seu pai. Salomão foi chamado pelo pai de homem sábio e recebeu a missão de executar Simei, que havia praticado maldade com Davi, quando este fugia de Absalão. Davi deixou o novo rei decidir como Simei seria castigado.

Após a morte do pai, Salomão mandou chamar Simei e relembrou-lhe o fato de ele ter amaldiçoado Davi, seguindo-o e jogando-lhe pedras: Depois, enviou o rei, e chamou a Simei, e disse-lhe: Edifica-te uma casa em Jerusalém, e habita aí, e daí não saias, nem para uma nem para outra parte (1 Rs 2.36). Simei se deu por avisado, mas, por ter um coração mal, voltaria a errar. Vigie!

Salomão deixou claro que, se ele saísse da cidade do grande Rei, morreria, e a culpa seria só dele: Porque há de ser que, no dia em que saíres e passares o ribeiro de Cedrom, saibas decerto que morrerás; o teu sangue será sobre a tua cabeça (1 Rs 2.37). Não há como alguém desprezar uma ordem real e ficar vivo, porque, naquele tempo, o rei tinha essa prerrogativa, ele era a lei. No entanto, Simei vigiava e não transgredia, vivendo dentro do limite imposto.

A Palavra declara que Simei disse ao rei: Boa é essa palavra; como tem dito o rei, meu senhor, assim fará o teu servo. E Simei habitou em Jerusalém muitos dias (1 Rs 2.38). Apesar desse acordo, ele resolveu sair sem pedir permissão. Afinal, na sua mente, o motivo era justo, mesmo sabendo da punição que sofreria. Devemos cumprir à risca aquilo que acertarmos com o Rei Jesus, pois as penalidades virão se não Lhe obedecermos.

Precisamos vigiar sobre as orientações das Escrituras; assim, jamais sairemos do combinado. Temos de colocar a nossa atenção na Palavra, pois Deus nos julgará pelas nossas ações. A Bíblia diz que, ao cabo de três anos, dois servos de Simei fugiram para Aquis, filho de Maaca, rei de Gate; e deram parte a Simei, dizendo: Eis que teus servos estão em Gate (1 Rs 2.39). Simei nem se importou de não ter permissão para ir buscar os servos, então seguiu em frente!

As nossas atitudes têm como testemunha o Senhor, que nunca deixará de honrar as Suas declarações. Se quebrarmos o compromisso com Ele, receberemos a devida pena. Alguns viram Simei e seus servos em Gate e contaram ao rei: E disseram a Salomão que Simei de Jerusalém fora a Gate e tinha já voltado (1 Rs 2.41). Quem não honrar o voto feito a Deus sofrerá as consequências. Respeite a sua aliança com o Senhor!

Simei deveria ter sido morto pela maldade cometida contra Davi. Ao ver que Absalão era morto e Davi voltou a reinar, ele o procurou e pediu clemência para ficar vivo. Davi falou com Salomão que ele deveria julgar o desajuizado com sabedoria, e isso ocorreu!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus do justo Juízo! No tribunal da eternidade, Tu Te assentarás como justo Juiz para julgar aqueles que desprezaram a oferta da salvação. Qualquer pessoa que não se converteu será condenada ao suplício sem fim.

É triste saber que irão para a condenação eterna muitas pessoas que, embora tenham bom caráter, não aceitaram Teu Filho como Senhor e Salvador. Usa Teus servos para pregarem com o propósito de arrebatar almas do lago de fogo.

Ajuda-nos a nos consagrar para fazer a Tua vontade, dando a Ti o direito de nos manter como pregoeiros da Verdade. Infelizmente, como ocorreu no Dilúvio, muitos até fazem gracejos com esse assunto tão sério. Se não se voltarem para Ti, serão condenados. Misericórdia, Senhor!