Uma fonte de lágrimas

2025-04-22 03:00:00
Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em uma fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.
Jeremias 9.1
O profeta Jeremias demonstrou estar insatisfeito com o fato de seus irmãos irem para o cativeiro. Ele queria chorar mais, apelando para que dessem a Deus o crédito merecido, pois, com as obras que faziam, inevitavelmente muitos seriam mortos e outros seriam presos e deportados para a Babilônia. Será que, se orássemos mais no Espírito Santo, arrebataríamos mais pessoas do fogo eterno? Certamente, pois taparíamos as brechas que os afastam de Deus.
A Bíblia fala sobre a falta de sabedoria para pedir algo a Deus: Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites (Tg 4.3). Quando o motivo de suplicarmos ao Senhor por algo leva em consideração argumentos humanos, é carnal. Ele não pode nos conceder tal pedido, porque estará reprovando a Si mesmo. Descubra o que a Palavra de Deus orienta e obedeça!
Abraão clamou para que o Senhor poupasse Sodoma, Gomorra e demais cidades ao derredor, perguntando se Ele as destruiria, caso houvesse lá 50 pessoas justas, mas não havia (Gn 18.22-33). Durante a oração, o suposto número de justos foi reduzido a dez. Diante disso, Abraão se deu por vencido, e aquelas cidades foram destruídas. Deus poupou apenas Ló e sua família. Se o patriarca tivesse orado pedindo ao Senhor que o orientasse quanto ao que pedir, penso que, talvez, tivesse sido atendido. Clame por sabedoria!
É bonita a oração de Jeremias, mas, mesmo que a sua cabeça tivesse se transformado em águas, não mudaria a situação, porque as ações do povo de Judá eram terríveis, e apenas chorar não ajudaria. O que resolveria seria caminhar segundo a direção de Deus, e nisso o profeta era exemplar. Só havia um culpado naquela destruição: o povo que deixou o manancial das águas vivas e cavaram cisternas rotas que não retinham água alguma (Jr 2.13).
Se Jeremias não tivesse fé, adiantaria os olhos dele se tornarem uma fonte de lágrimas? Esse entendimento só veio plenamente com Jesus, que explicou sobre a certeza do que se espera: E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria (Lc 17.6). A solução é ouvir o Senhor pelas Escrituras (Rm 1.16,17)!
Obedecendo a Deus, o maior número de pessoas será salvo. Quando oramos com base na Palavra, Ele nos atende. Cristo nos fez reis e sacerdotes para o Pai (Ap 1.6). Assumir essa posição permite que Ele nos abençoe: Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes? (Ec 8.4). Crendo, nada nos será impossível. Quem assume o que Deus diz a seu respeito é alvo das operações dEle!
Hoje, em vez de chorarmos pelos mortos espiritualmente, devemos pregar-lhes o Evangelho, para que eles, crendo no Senhor, arrependam-se e vivam, como o profeta Ezequiel fez instruído por Deus: Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR (Ez 37.4). Então, vamos cumprir a ordem?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor e Autor da vida! Tu nos ensinas o modo certo de proceder em todas as circunstâncias, para que a Tua vontade seja feita. Grande foi a dor do profeta Jeremias ao saber que o Teu povo iria para o cativeiro por pura desobediência.
Se mudarmos a forma de anunciar o Evangelho, voltando à Tua Palavra, vidas preciosas serão poupadas, como Tu desejas. Dá-nos a Tua ajuda e o Teu poder para sermos bem-sucedidos na fé e no testemunho cristão!
Os mortos espiritualmente ressuscitarão, porque a Tua Palavra de poder afirma isso. Pregaremos o Evangelho e, assim, conseguiremos tirá-los do pecado e conduzi-los para Ti. Eles reviverão e também se tornarão poderosos em Ti!