Uma herança bendita

Foto: Priscilla-du Preez

Também houve reis poderosos sobre Jerusalém, que dalém do rio dominaram em todo lugar, e se lhes pagaram direitos, e tributos, e rendas. 

Esdras 4.20

A mentira conseguiu ganhar tempo para prejudicar a obra de restauração de Jerusalém, e, por meio de uma denúncia ao rei Artaxerxes, a obra foi paralisada temporariamente. Os homens que escreveram ao rei desejavam humilhar os filhos de Jacó e o Senhor, mas Deus os fez entender que isso não duraria. Na resposta de Artaxerxes, ele afirmou a existência de reis de Israel que dominaram muitos lugares.

O relato de alguém que andou com Deus assusta os inimigos da Verdade. Estes percebem algo especial nessa pessoa, que, mesmo não tendo muitos recursos, consegue trazer paz para o coração deles, solução para os seus problemas e a resposta celestial à altura das suas dificuldades. A constatação dessa capacidade fez Artaxerxes determinar a paralisação da obra de reconstruir o templo até tomar a decisão final.

O sucesso do cristão aborrece muita gente. Até as autoridades ficam incomodadas com o servo de Deus que é destemido, consegue honrar seus compromissos e ajuda a quem precisa. Para muitos líderes, a propagação do conhecimento de Deus deve ser impedida, porque, na visão deles, os cristãos crescerão em número e serão uma ameaça para interesses, muitas vezes, sujos e corruptos.

A Igreja de Cristo não está no mundo para medir forças com as autoridades constituídas de um país. O alvo da obra de Deus é o Reino dos Céus, e não o dos homens. O servo do Senhor alegra-se em anunciar a paz para todos, orando para que os governantes sejam gente limpa e os membros do Corpo de Cristo saibam escolher os melhores (1 Tm 2.1-3). Definitivamente, o alvo da Igreja não é o poder temporal, e sim a vida eterna ao lado de Cristo. Glórias a Ele!

Queremos ter reis poderosos para libertar o povo da corrupção, dos trabalhos malignos, da prostituição, das drogas e de outras mazelas. Ensinamos ao povo a respeitar o próximo, vivendo do que a sua mão faz, sem se entregar às filosofias religiosas. Interessa ao salvo avisar a todo ser humano que, um dia, todos comparecerão ante o tribunal do Universo, cujo Juiz é Jesus (2 Co 5.10).

Com Deus ninguém brinca. Logo Dario se tornou o monarca do Império Persa e, no segundo ano, autorizou a reconstrução do templo do Senhor. Esse trabalho demorou quatro anos para ser concluído, e, então, a liberdade voltou aos filhos de Jacó. Há promessa para quem amar Jerusalém: Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam (Sl 122.6). Leia o livro de Esdras, do capítulo 4 ao 6, e veja que o Senhor ajuda Seu povo a se organizar e servir a Ele.

Não importa a provação que você esteja enfrentando ou venha a enfrentar. O Altíssimo ama aquele que O honra e Lhe serve. Por isso, sempre coopere com a obra de Deus, para que os perdidos encontrem a salvação e vivam livres das investidas do inimigo. O Senhor é a nossa Força e o nosso Socorro bem presente na hora da angústia (Sl 46.1).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus amado! Quantas vezes nos desesperamos e clamamos por ajuda e misericórdia, esquecendo-nos de que temos uma aliança Contigo! Por causa dela, as trevas não conseguirão paralisar a Tua obra. Tu és o nosso Pai!

Na Tua Igreja, reis poderosos foram constituídos pelo Teu Filho para Ti. Diante disso, o diabo e seus demônios nunca destruirão a Tua obra. Oramos agora pela felicidade eterna de todos os povos, a fim de que, ouvindo o Evangelho, sejam salvos!

Usa-nos além da nossa capacidade; afinal, somos o Teu povo Te servindo hoje. Mesmo que as forças do Inferno se levantem contra nós, elas cairão por terra. Somos eleitos por Ti e fomos assentados em Jesus para reinar. Sê glorificado!