Vale viver assim?

Foto: Hermes Rivera

Porque vê que os sábios morrem, que perecem igualmente o louco e o bruto e deixam a outros os seus bens.

Salmo 49.10

Aqueles que confiam na sua fazenda – nos seus bens – e se gloriam na multidão das suas riquezas, quando não podem fazer nada pelos seus irmãos, nem barganhar o resgate da alma deles com Deus, desesperam-se ao constatar que a redenção de uma alma é caríssima. Ainda que dessem todos os seus recursos, não adiantaria, porque ela é resgatada pelo sangue (Ef 1.7). Entenda: não há ninguém justo capaz de dar a sua vida para salvar as pessoas; só Jesus fez isso!

O presunçoso chegará à conclusão de que não pode salvar a si mesmo, por isso se acha o mais infeliz de todos. Ele descobre o quanto a vida é curta, pois, mesmo se cuidando com os melhores tratamentos, vê a corrupção do seu corpo. Muitos acham que não precisam se arrepender para desfrutar da graça divina. Eles querem, sem esforço algum, ter a certeza de que Deus estará do outro lado para recebê-los e conduzi-los à felicidade eterna. Mas o Senhor é fiel e justo!

Embora tivesse muito conhecimento, Salomão, o homem mais sábio do mundo, não conseguiu prolongar seus dias na Terra. Então, fica a pergunta: vale a pena rejeitar a Palavra que tudo criou e tudo julgará? Nada melhor do que andar em comunhão com o Senhor, vivendo para desfrutar da vida trazida por Jesus e do Seu poder. Quem pensa de modo contrário precisa perceber que está agindo como um insensato.

Para que amontoar bens e se achar o melhor, se não há diferença entre o pobre e o rico no âmbito espiritual? É incompreensível a aflição das pessoas para acumular riquezas, a fim de deixá-las aos herdeiros. Na verdade, em pouco tempo, a traça e a ferrugem irão consumi-las (Mt 6.19). Os diplomas que ostentam na parede também não as ajudarão. O cristão tem o apoio do Céu!

A pessoa que ainda não recebeu Jesus como único Salvador e Senhor continua perdida. Se ela morrer nesse estado, ficará para sempre no lago de fogo e enxofre. Os cristãos que continuam agindo como faziam no tempo da ignorância também irão para a condenação eterna. Quem resistiu ao convite do Altíssimo para ser redimido do pecado se lamentará continuamente. Entregue-se a Cristo agora!

Nós já nascemos mortos no espírito, separados de Deus. Aceitar Jesus é dizer sim para o plano da salvação, o qual previa que Ele morreria para nos salvar. De fato, Cristo derramou Seu sangue para nos remir das mãos do diabo, pagando um altíssimo preço sem merecer (Ef 2.1-10). Por essa razão, Ele Se tornou nosso perfeito Salvador. Quando O recebemos como nosso Substituto, somos resgatados da morte eterna e de qualquer pena, recebendo a vida em abundância (Jo 5.24; Jo 10.10b). Glória a Deus! Os salvos subirão com Jesus!

Ao morrer, o indivíduo que não se posicionou ao lado de Jesus nunca entrará no grupo dos salvos e, portanto, jamais verá o Reino de Deus (Jo 3.36). Por isso, pregamos dia e noite, sem cessar, para que muitos abandonem o pecado e passem a fazer parte da família de Deus. Cristo já pagou o preço da redenção de todos. Quem se entregar a Ele será redimido de toda iniquidade!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus de bondade! Os arrogantes que ignoraram Aquele que veio ao mundo para salvar os perdidos, curar os doentes e combater o pecado nunca se submeteram a Ti! Por que viver assim?

Tendo a Tua sabedoria, tomaremos a decisão certa. Como diz a Bíblia, quem não tiver o nome escrito no livro da vida não encontrará descanso em Ti. Alguns são imaturos, mas acordarão para ver a sua sentença ser proferida: a vida no Céu ou o desprezo eterno. Ajuda-os, Pai!

Aqueles que aceitarem o Salvador ficarão perto de Ti. Jesus disse: “E eu lhes fiz conhecer o teu nome e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja” (Jo 17.26). Eles serão amados por Cristo com o mesmo amor que Ele recebeu de Ti e conhecerão o Teu Nome!