Vantagem de ser justo

Foto: Gaurav K

Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

Salmo 37.25

Deus cumprirá as promessas anunciadas em Sua Palavra. Uma delas é nunca deixar o justo desamparado. O diabo tem espalhado mentiras de que o Senhor, às vezes, desampara os Seus, e há quem creia nisso e faça os outros se entristecerem com essa farsa. Porém, todo justo deve confiar no Senhor e não aceitar a fala do pai da mentira (Jo 8.44). A verdade é que o justo, mesmo em meio a problemas e tentações, jamais será desamparado por Deus.

O rei Davi viveu 70 anos e reinou durante 40 em Jerusalém, mas, desde antes de ser posto no trono de Israel até o final do seu reinado, nunca viu faltar algo para quem confiou em Deus, nem aos seus descendentes. Há dignidade para aqueles que procedem piamente e praticam a justiça. O Altíssimo nunca Se esquece de quem vive à Sua sombra (Sl 91.1). Ele é fiel!

Quando o Senhor ia destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, e as aldeias satélites ao redor delas, Abraão perguntou se Ele as destruiria caso houvesse lá 50 justos, e Ele disse que não (Gn 18.23-33). O patriarca foi descendo o número para 45, 40, 30, 20 e 10 justos, e Deus revelou que não as destruiria caso houvesse essa quantidade de justos naquele lugar. Mas, infelizmente, não foram encontrados sequer dez justos. Que vergonha! Ló havia se mudado para Sodoma e não influenciou ninguém a praticar a justiça!

Às vezes, os cristãos se enchem de ira por certas coisas ruins que acontecem no seu país sem que ninguém saiba explicar o motivo, mas a verdade é que ninguém se deu ao trabalho de perguntar ao Senhor se aquela calamidade poderia ser evitada, caso houvesse justos ali. Ora, um justo vivendo ali já bastaria para o julgamento de Deus não ter ocorrido. Por outro lado, muitas pessoas ainda não aprenderam a respeitar as advertências divinas, apesar de serem consideradas justas!

É bom envelhecer como servo de Deus, pois se vive sem ver uma só derrota naqueles que praticam a Sua Palavra, mostrando ao mundo o quanto é melhor ter a companhia do Senhor do que viver na incerteza do futuro. Quem serve ao Altíssimo vê que Ele o protege o tempo todo. Jesus disse ao Pai que dos que lhe foram dados nenhum se perdeu, a não ser o filho da perdição (Jo 17.12). Quanta glória!

Segundo o Senhor Jesus, não houve perda dos Seus, porque Ele os guardou em o Nome de Deus (Jo 17.11). Então, devemos nos guardar sempre que um dos filhos naturais ou espirituais estiver em perigo; afinal, as Escrituras a nosso respeito precisam se cumprir. Os justos têm ao seu redor o anjo do Senhor para lhes dar a segurança de que necessitam: O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra (Sl 34.7). Creia, ore e vigie!

Não importa a ação do inimigo contra você, nem se ela aparenta ser invencível. A Palavra de Deus afirma que há um anjo acampado ao seu redor – isso é verdade se você é justo. O enviado do Senhor o livrará de qualquer investida do reino das trevas. Seja firme na sua fé e continue a resistir até a vitória, pois, se necessário, Deus enviará mais recursos (Dn 10.12).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, o nosso Guardião! Se Tu nos guardares como prometeste, por que temermos ou trocarmos a fé pelo medo, uma vez que este não vem de Ti? Jamais deixaremos de Te servir ou fazer a Tua vontade; ao contrário, andaremos firmes na fé com a cabeça erguida!

Nós nos dobraremos apenas diante de Ti e, com prazer, marcharemos até a vitória completa. O inimigo terá de se dobrar ante a nossa ordem em Teu Nome. Para nós, basta a Palavra do Teu Filho, que nos deu poder para lutar e derrotar o maligno!

Queremos continuar a ser justos; assim, nenhum problema nos desafiará nem nos vencerá; antes, todos cairão por terra, e nenhum dos nossos filhos, naturais e na fé, mendigarão o Pão da Vida fornecido por Ti, para nos fazer mais do que vencedores em Cristo Jesus (Rm 8.37)!