Vergonha nunca mais

Foto: Zac Durant

E multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre as nações.

Ezequiel 36.30

A ida para o cativeiro impôs a Judá a vergonha de deixar de ser um povo próspero e vencedor nas batalhas para a posição de súdito de um rei idólatra (2 Cr 36.15-21). Nabucodonosor venceu todos os reinos que desconheciam o Senhor e a força disponível aos que Lhe servem. Sem dúvida, a história teria sido diferente se houvesse em Jerusalém quem temesse o Rei dos reis!

Jeremias utilizou todos os argumentos que Deus lhe dera, mas os endurecidos israelitas não perceberam que, para o Senhor, o importante era que obedecessem a Ele. Nos dias atuais, vemos a mesma coisa acontecer com os cristãos, que, de um momento para o outro, passam a agir igual aos perdidos. O diabo só pode tocar no salvo que se desvia da vontade de Deus. Nesse caso, as orações dessa pessoa não passarão do teto (1 Jo 5.18).

Agora, o Senhor mandou Ezequiel dizer ao povo que emendasse o próprio fracasso e cumprisse as Suas ordenanças. Deus prometeu intervir nas colheitas da casa de Israel sem dar aos místicos a oportunidade de invocar os “deuses” de Canaã, que nunca os socorreram. Tantos as árvores nos seus frutos quanto a novidade do campo produziriam muito mais do que o natural. O Altíssimo também pode nos socorrer se O buscarmos!

Quando estamos em paz com Deus, servindo a Ele com inteireza de coração, crendo e determinando que as bênçãos prometidas se realizem em nossa vida, os Céus entram em ação. Assim, vemos o quanto o poder dEle pode nos ajudar, sob a direção do trono do Senhor. Acerca desse assunto, Tiago declarou: Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites (Tg 4.3). Pedir bem é tomar posse das promessas contidas nas Escrituras!

Se fossem obedientes à Bíblia, os israelitas veriam a mão do Senhor agindo a favor deles em pouco tempo. Do mesmo modo, podemos crer que teremos o auxílio de Deus, se nos firmarmos nas Suas promessas e fizermos o Seu querer. Depende de cada um de nós a resposta positiva do Pai celestial. Quem cumpre os mandamentos bíblicos prova que ama Jesus, e Ele, por Seu turno, amará essa pessoa, dando-lhe a aprovação do Reino dos Céus (Jo 14.23).

Muitos irmãos estão passando pelo opróbrio da fome, porque não sabem agir de modo certo. A boa vontade de Deus é destinada apenas aos Seus filhos. Porém, infelizmente, alguns estão se embriagando com vinho estragado nas deturpações que fazem da Bíblia. Podemos e devemos agir sempre de acordo com a Palavra. Por isso, procuremos meditar nas declarações que o Senhor faz saltar aos nossos olhos, pois elas serão honradas.

Medite em Juízes, capítulo 6, para ver o erro de Israel, ao se deixar tomar pelos deuses dos amorreus, contrariando a instrução divina. Quem despreza as ordens celestiais enfrentará graves problemas no dia a dia, pois, vindo o inimigo como uma torrente forte, o Espírito Santo não poderá arvorar a bandeira contra esse ataque. Cuide-se na fé em Cristo!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor que livra da vergonha da fome! Era inconcebível a atitude do povo de Judá e daqueles que ali viviam. Eles passaram a temer os falsos deuses dos amorreus, e, por isso, os babilônicos levaram o melhor daquela nação. Misericórdia, Pai!

Foram 70 anos de sofrimento, miséria e dor. No entanto, agora que o povo estava mais perto de Ti, Tu enviaste Ezequiel para informar que as árvores e o campo produziriam muito mais do que poderiam esperar.

Se seguissem a Tua direção, eles não seriam mais envergonhados. Agora, o tempo era melhor e mais propício para erguerem a voz e declararem: “Vergonha nunca mais!”. Hoje, não é possível que alguns cristãos não orem para receber o que Tu já fizeste em favor deles!