Notícias | Brasil | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Aonde o Evangelho chega, o mal sai!
26/04/2024
Copa Graça: evangelismo por meio do futebol
30/04/2024
Aonde o Evangelho chega, o mal sai!
26/04/2024
Copa Graça: evangelismo por meio do futebol
30/04/2024

Campanhas promovem conscientização sobre saúde

Por Beatriz Moreira

COMPARTILHE

Marcadas pelas cores verde e azul, as campanhas de conscientização do mês de abril trazem em pauta dois assuntos, respectivamente: A importância da segurança no trabalho e O debate sobre o autismo.

A cor verde foi estabelecida para conscientizar a sociedade, além de profissionais e empresários, acerca da importância da garantia da segurança e da saúde, tanto física quanto mental dos funcionários no ambiente de trabalho. O movimento busca incentivar empresas a promover ações para prevenção de doenças e acidentes, especialmente no setor industrial, em razão do perigo dos maquinários na rotina de expediente.

A escolha do mês não foi por acaso, pois tem como objetivo homenagear as vítimas de um grave acidente ocorrido nos Estados Unidos em 28 de abril de 2003, quando uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Após o episódio, movimentos sociais dos Estados Unidos instituíram a data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No mesmo ano da tragédia, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Neste mês, o tema saúde ganha atenção por mais outras duas datas importantes: o dia 7, que é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e o 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que fez surgir a campanha do Abril Azul. Esta é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa trazer uma compreensão mais empática sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater as fake news, desvendando assim os mitos, e quebrar estereótipos a respeito do autismo. Acredita-se que a conscientização da população com relação ao tema promove a inclusão, por meio de uma sociedade menos preconceituosa, por ser mais informada e consciente.

O quebra-cabeça representa a complexidade e a diversidade do TEA – Imagem: Unsplash

Sobre o Transtorno do Espectro Autista

O TEA ou autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento e afeta aspectos da comunicação, linguagem, do comportamento e da interação social. Ele tem início nos primeiros anos da infância e funciona em níveis, ou seja, pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. 

Desvendando mitos sobre autismo

O autismo não é uma doença, portanto não tem cura;

Pessoas autistas têm capacidade de aprendizagem;

O diagnóstico pode ser realizado antes dos três anos de idade;

O autismo não é causado por vacinas;

Não existe medicação para o autismo, mas o acompanhamento com profissionais pode reduzir os sintomas de modo considerável;

O transtorno não é devido a situações traumáticas.

Embora o Abril Verde e o Abril Azul tenham objetivos distintos, ambos têm como interesse comum promover a saúde e a inclusão. A saúde e a segurança no trabalho são primordiais para assegurar a qualidade de vida dos trabalhadores, enquanto a conscientização do autismo é fundamental para garantir a inclusão e o respeito à diversidade. As duas campanhas estimulam a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais informada e justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.