Perigo que mora em casa
19/12/2024Pregador das redes
21/12/2024Evangélicos têm crescente participação no mercado consumidor e não abrem mão de sua fé e de seus valores na hora de comprar
Por Carlos Fernandes, do Ongrace
COMPARTILHE
Uma pesquisa inédita realizada pela agência de dados e instituto de pesquisa Data-Makers em parceria com o grupo Dolores, de soluções para o mercado, mostra que o poder de compra e os valores do público evangélico brasileiro andam de mãos dadas — e ambos têm crescido. O estudo se debruçou sobre as dimensões e os hábitos de consumo dos crentes e constatou que 58% deles afirmam que a fé influencia diretamente em suas decisões de compra. Em comparação aos não evangélicos, apenas 7% fazem esse tipo de associação na hora de adquirir algum bem ou serviço. Além disso, entre os 35% da população brasileira que se confessam evangélicos, quase a metade planeja aumentar seus gastos nos próximos 12 meses, índice que cai para, aproximadamente, 30% na população em geral.
A pesquisa conclui que a fé e a consciência cristã exercem enorme influência no modo de consumir dos evangélicos. Isso demonstra a necessidade de as marcas dialogarem de maneira eficaz com esse grupo, cada vez mais relevante no cenário de consumo brasileiro. De acordo com o CEO da Data-Makers, Fabrício Fudissaku, a ligação entre fé e consumo já está consolidada no segmento: “Para os evangélicos, o consumo, muitas vezes, reflete virtude e sucesso, valores que estão profundamente integrados à religião”. A pesquisa indica ainda que cerca de 40% desse público ainda não se sente plenamente atendido pelo mercado em áreas como lazer e moda. Por isso, 54% dos evangélicos deixariam de adquirir produtos ou serviços que, de alguma forma, considerem contrários aos seus princípios e não se identificam com as campanhas publicitárias hoje veiculadas.
Por outro lado, o mercado gospel já movimenta cerca de R$ 20 bilhões por ano. A preferência dos consumidores é por produtos ou serviços que estejam alinhados com a visão de mundo e os costumes cristãos. A última edição da Expo Cristã — maior evento do setor, realizada no Rio de Janeiro em setembro de 2024 —, por exemplo, contou com mais de duzentos expositores de diversos nichos, como gravadoras, editoras, prestadores de serviços, butiques, itens de papelaria, móveis e muito mais. Presença de destaque na feira, a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) teve um estande com diversas atrações para o público, além da presença dos selos Graça Editorial, Graça Filmes, Graça Kids e Graça Music.