
Novas descobertas sobre os Manuscritos do Mar Morto
06/02/2026Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
O Caminhão da Bíblia promete alcançar milhares de pessoas por todo o Brasil com o projeto que visa levar a mensagem, história e o impacto transformador da Bíblia de maneira itinerante. O projeto que é promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), vai rodar vários pontos do território nacional, fazendo diversas paradas, por meio de caminhões especialmente adaptados para esta finalidade. A primeira unidade já está em funcionamento e, em janeiro, esteve em Santos, no litoral paulista, aberta ao público com visitação e atividades gratuitas.
No interior do Caminhão da Bíblia, há uma exposição com itens do Museu da Bíblia, mantido pela SBB, como fotos, painéis, diferente versões e edições das Escrituras e informações sobre distribuição, tradução e aspectos bíblicos. A iniciativa surgiu para ampliar o acesso à história, à cultura, à educação e à reflexão acerca dos valores e conteúdo dos textos. “Onde a SBB chegar com esse caminhão, a Bíblia Sagrada estará mais próxima e acessível, alcançando cidades e pessoas com a Palavra de Deus”, aponta o Pr. Vinícius Lacerda, diretor regional da Sociedade Bíblica em São Paulo.

Inspirado no conceito itinerante e alinhado à missão histórica da SBB, o Caminhão da Bíblia tem como um de seus principais objetivos chegar a regiões menos atendidas pela presença física da instituição. Além disso, priorizará atividades em igrejas, escolas, espaços culturais, ações sociais e eventos cristãos, nos lugares aonde chegar. O primeiro veículo vai percorrer os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul — mas, diante do sucesso da ação, a expectativa é que novos veículos sejam implantados, para percorrer outras regiões.
O Caminhão da Bíblia reafirma o compromisso da Sociedade Bíblica do Brasil de servir à Igreja, fortalecendo sua missão de anunciar, ensinar e testemunhar a fé cristã e tornar a Palavra de Deus cada vez mais conhecida. Para o secretário de Cultura e Formação Bíblica da SBB, Pr. Acyr de Gerone Jr., o projeto resgata a importância e a história da Bíblia como livro sagrado. “Os efeitos desse projeto vão reverberar para além das nossas próprias vidas”, destaca o analista de Projetos Especiais da SBB, Lucas Cidrão.





