Maratona de fé e bênçãos
10/01/2025
Maratona de fé e bênçãos
10/01/2025

Brasil se destaca em índice internacional de pessoas que creem em Deus e na intervenção divina

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

No cenário internacional, a religiosidade brasileira é evidenciada – Imagem: Arquivo Graça / Marcelo Nejm

COMPARTILHE

Cerca de nove em cada 10 brasileiros acreditam em Deus ou em um poder espiritual superior. O dado, apurado na pesquisa Global Religion de 2023, realizada pelo Instituto Ipsos com 26 países, coloca o Brasil em primeiro lugar no ranking da fé. Ao lado da África do Sul, 89% e da Colômbia, com 86%, visto que a metodologia empregada pelo Ipsos prevê margem de erro de 3,5 pontos percentuais. A média global é de 61%.

Em algumas nações, o secularismo ou ateísmo se destacam. É o caso da Holanda, onde 40% das pessoas dizem crer na divindade, número maior que o da Coreia do Sul (67% de céticos) e do Japão, com apenas 19% admitindo crença em Deus ou em outra entidade superior.

Em solo brasileiro, setenta e seis por cento das pessoas seguem alguma religião, e, destas, sete entre cada dez se denominam cristãs. Apesar do grande número de devotos somente nominais —os que não observam uma prática ou conduta religiosa —, quase metade da população relata frequentar igrejas, templos ou outros locais de culto “ao menos uma vez por mês”. Já na Índia, por exemplo, 99% das pessoas professam alguma religião, principalmente o hinduísmo.

O Brasil se sobressaiu também no entendimento a respeito do valor da fé, e 90% dos cerca dos mil brasileiros entrevistados acreditam que Deus ou forças superiores são capazes de intervir diretamente na vida — isso incluiu a superação de crises pessoais ou financeiras, cura de doenças, solução de conflitos e desafios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.