Acende uma Luz marca homenagem ao Missionário R. R. Soares
06/12/2024
Nathan Silva lança canção Meu nome é Pedro
10/12/2024
Acende uma Luz marca homenagem ao Missionário R. R. Soares
06/12/2024
Nathan Silva lança canção Meu nome é Pedro
10/12/2024

Criação do Dia Nacional da Música Gospel dá ainda mais visibilidade a um dos gêneros que mais cresce no país

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Tiago Peres, cantor e diretor da Graça Music, celebra o espaço que o gospel conquistou na sociedade Imagem:
Rodrigo Di Castro/Divulgação

COMPARTILHE

É oficial: o governo federal sancionou, em outubro, a Lei nº 14.998/2024, que institui o Dia Nacional da Música Gospel. A partir de agora, o dia 9 de junho será dedicado à celebração desse estilo musical. O projeto teve origem na Câmara dos Deputados e a relatoria do senador Marcos Rogério (PL-RO). O parlamentar classificou o gênero como “um patrimônio cultural e espiritual de grande importância para a sociedade”. Considerada como elemento de desenvolvimento do indivíduo e da coletividade na justificativa do projeto, a música gospel promove “fortalecimento espiritual, a união comunitária e a transformação social”. A data foi escolhida em homenagem à missionária sueca Frida Vingren (1891-1940), líder evangélica e profícua compositora cristã no século passado.

Considerado o segundo maior mercado mundial para o gospel, atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil é um celeiro de talentos nesse estilo. Grandes gravadoras e artistas de fama internacional — vários deles vencedores do Grammy, o maior prêmio da indústria musical — têm feito da música cristã brasileira uma referência. Aproximadamente 25% da receita do mercado fonográfico nacional vêm do segmento, que já é um dos mais procurados no YouTube. De acordo com dados do Spotify, o setor teve um aumento de quase 50% no número de ouvintes ao longo do último ano.

O cantor Bob Jonathan, do cast da Graça Music: “Palavra de Deus pregada com talento” Imagem: Rodrigo Di Castro/Divulgação

Foi-se o tempo que as canções evangélicas, embora com conteúdos sólidos e fundamentados nas Escrituras Sagradas, eram consideradas inferiores tecnicamente em relação aos demais gêneros. “Ver o espaço que o gospel conquistou na sociedade é um reflexo do crescimento e da importância da música cristã no Brasil”, atesta o pastor e cantor Tiago Peres, diretor da gravadora Graça Music. Com anos de experiência na área, ele percebe que essa aceitação demonstra a necessidade que as pessoas têm de ouvir composições inspiradas pelo Senhor. “Antes, a nossa música não costumava estar tão presente fora das igrejas; agora, podemos compartilhar o amor de Deus de forma mais acessível.”

Outro que celebra o Dia Nacional da Música Gospel é o cantor Bob Jonathan, do cast da Graça Music. Na opinião dele, uma data no calendário nacional colabora para dar mais destaque ao gênero: “É uma boa iniciativa, que trará ainda mais visibilidade e prestígio ao nosso trabalho”. O artista lembra que, quanto maior esse reconhecimento, mais o Evangelho é disseminado: “Vai ser bom para a Palavra de Deus ser pregada por intermédio de tantos talentos que temos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.