Livramento na estrada
23/10/2024
Protegendo a criação divina
24/10/2024
Livramento na estrada
23/10/2024
Protegendo a criação divina
24/10/2024

Criminosos aplicam golpe do funeral on-line


Links de streaming levam à captura de informações de cartão de crédito
e inscrição em sites suspeitos

Por Marcia Pinheiro, do Ongrace

Pessoas que seguem links para serviços de transmissão ao vivo de um funeral acabam expondo seus dados – Imagem: Ilustrativa / Freepik

COMPARTILHE

Os registros de fraudes via plataformas digitais são preocupantes. Um golpe novo está cada vez mais comum. Só em setembro, o Brasil registrou, por dia, 5,2 mil casos de tentativas de golpes no comércio eletrônico. Foram 156,6 mil ações irregulares identificadas ao todo. Os dados são de um estudo feito pela ClearSale, empresa voltada à inteligência de dados e soluções antifraudes. No entanto, engana-se quem pensa que os golpes digitais são exclusividades de criminosos brasileiros. Em várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, nem mesmo pessoas em situação de luto são poupadas. Estelionatários têm oferecido streaming de vídeo de serviços funerários para familiares de pessoas recentemente falecidas.

Aqueles que seguem os links para esses serviços de transmissão ao vivo de um funeral são, então, solicitados a fornecer informações de cartão de crédito e a se inscrever em sites suspeitos.

Como funciona o golpe?

A notícia foi divulgada pelo portal Krebs On Security, que ouviu várias vítimas. O fraudador geralmente tem como alvo os amigos e familiares do falecido. Os golpistas começam criando um grupo no Facebook para a pessoa que faleceu, listando a hora e a data corretas do funeral. Eles então alegam que o serviço pode ser transmitido on-line seguindo um link, que leva a uma página solicitando os dados do cartão de crédito.

É surpreendentemente fácil encontrar esses grupos funerários falsos no Facebook. Basta pesquisar por palavras-chave, como “funeral” e “stream”, para obter toneladas de páginas, algumas para serviços passados, outras para os que estão por vir.

Na maior parte das vezes, esses grupos têm uma foto do falecido como imagem de perfil e tentam direcionar os usuários para sites de streaming de vídeo recém-criados, que pedem pagamentos com cartão de crédito antes de liberar o acesso. Pior ainda, alguns deles pedem doações em nome do falecido.


Criminosos roubam fotos de pessoas falecidas para tornar golpe mais convincente – Imagem: Ilustrativa / Freepik

Mas quem são esses golpistas?

Os golpistas por trás desses links falsos de streaming operam principalmente de Rajshahi, Bangladesh, sob um grupo chamado apkdownloadweb. Eles registraram vários domínios, incluindo livestreamnow.xyz, live24sports.xyz e onlinestreaming.xyz. Esses sites parecem oferecer transmissões ao vivo para vários eventos, incluindo funerais e reuniões comunitárias, mas são simplesmente armadilhas projetadas para enganar os usuários.

O indivíduo supostamente associado ao apkdownloadweb é Mazidul Islam, que tem experiência em administrar um blog de TI, de acordo com o artigo do Krebs On Security. Seu perfil no LinkedIn revela essa conexão. O e-mail vinculado ao provedor de DNS deles está supostamente associado a outro indivíduo, Mohammod Mehedi Hasan, sugerindo uma quadrilha de golpistas.

Os criminosos exploram mídias sociais, criando grupos falsos no Facebook que promovem links para seus sites de streaming fraudulentos. Eles tiram vantagem de eventos comunitários genuínos, levando as pessoas a acreditar que podem assistir a transmissões ao vivo clicando em seus links.

Cinco maneiras de se proteger de golpes de links do Facebook

1. Verifique a fonte antes de clicar em links.

2. Habilite a autenticação de dois fatores.

3. Atualize suas senhas regularmente.

4. Informe-se sobre golpes.

5. Denuncie qualquer atividade suspeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.