Salvador: fé que produz bênçãos
25/09/2024Aonde o Evangelho chega, o mal sai
27/09/2024Ministério Surdos Que Vencem leva a Palavra de Deus por meio de Libras
Por Marcia Pinheiro, do Ongrace
COMPARTILHE
Atualmente, o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e, no dia 26 de setembro, elas comemoram o Dia Nacional do Surdo. A data foi oficializada em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796, e foi escolhida por ser o dia da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, no Rio de Janeiro.
Com o objetivo de incluir e dar mais visibilidade àqueles que têm alguma deficiência auditiva, a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) mantém o ministério Surdos Que Vencem. Ele começou na sede da IIGD em São Paulo por meio do trabalho de interpretações em Libras (Língua Brasileira de Sinais) gravadas e inseridas de forma acessível nos vídeos da Igreja.
“Nosso principal propósito é levar a Palavra de Deus por meio da língua de sinais e promover a acessibilidade, para que todos os surdos do Brasil sejam alcançados com a graça de Deus”, diz Rayssa Silva, líder do ministério de Libras na IIGD sede Campinas, no interior de São Paulo.
O mês, aliás, é chamado de Setembro Azul, que é um período dedicado a mostrar as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade. “O Setembro Azul é um marco histórico na comunidade surda. Ele enfatiza a luta por acessibilidade. Há um tempo, os surdos não eram livres para usar a língua de sinais e se expressar. Hoje, com a graça de Deus e o esforço da comunidade surda, eles têm esse direito garantido”, lembra Rayssa. “E o mais incrível, eles são livres para adorar ao nosso Deus”, comemora.
Apesar da existência da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que determina o uso de Libras, as pessoas surdas ainda enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos. O preconceito e a inacessibilidade pública são dois dos principais fatores que dificultam o dia a dia das pessoas surdas, os quais devem ser combatidos.
Rayssa lembra o Salmo 86.9,10, que diz: Todos os povos que criaste virão e se curvarão diante de ti. Eles louvarão a tua grandeza porque tu és poderoso e fazes coisas maravilhosas. Só tu és Deus – versão NTLH.