Salvador: fé que produz bênçãos
25/09/2024
Aonde o Evangelho chega, o mal sai
27/09/2024
Salvador: fé que produz bênçãos
25/09/2024
Aonde o Evangelho chega, o mal sai
27/09/2024

Dia Nacional do Surdo: todas as línguas louvarão ao Senhor

Ministério Surdos Que Vencem leva a Palavra de Deus por meio de Libras

Por Marcia Pinheiro, do Ongrace

Ministério Surdos Que Vencem promove inclusão e maior visibilidade àqueles que têm alguma deficiência auditiva – Imagem: Divulgação/IIGD Sede Campinas

COMPARTILHE

Atualmente, o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e, no dia 26 de setembro, elas comemoram o Dia Nacional do Surdo. A data foi oficializada em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796, e foi escolhida por ser o dia da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, no Rio de Janeiro.

Com o objetivo de incluir e dar mais visibilidade àqueles que têm alguma deficiência auditiva, a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) mantém o ministério Surdos Que Vencem. Ele começou na sede da IIGD em São Paulo por meio do trabalho de interpretações em Libras (Língua Brasileira de Sinais) gravadas e inseridas de forma acessível nos vídeos da Igreja.

Rayssa Silva, líder do ministério de Libras na IIGD sede Campinas
– Imagem: Divulgação IIGD Sede Campinas

“Nosso principal propósito é levar a Palavra de Deus por meio da língua de sinais e promover a acessibilidade, para que todos os surdos do Brasil sejam alcançados com a graça de Deus”, diz Rayssa Silva, líder do ministério de Libras na IIGD sede Campinas, no interior de São Paulo.

Irmãs do Ministério Surdos Que Vencem atuam para garantir maior acessibilidade
– Imagem: Divulgação / IIGD Sede Campinas

O mês, aliás, é chamado de Setembro Azul, que é um período dedicado a mostrar as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade. “O Setembro Azul é um marco histórico na comunidade surda. Ele enfatiza a luta por acessibilidade. Há um tempo, os surdos não eram livres para usar a língua de sinais e se expressar. Hoje, com a graça de Deus e o esforço da comunidade surda, eles têm esse direito garantido”, lembra Rayssa. “E o mais incrível, eles são livres para adorar ao nosso Deus”, comemora.

Apesar da existência da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que determina o uso de Libras, as pessoas surdas ainda enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos. O preconceito e a inacessibilidade pública são dois dos principais fatores que dificultam o dia a dia das pessoas surdas, os quais devem ser combatidos.

Rayssa lembra o Salmo 86.9,10, que diz: Todos os povos que criaste virão e se curvarão diante de ti. Eles louvarão a tua grandeza porque tu és poderoso e fazes coisas maravilhosas. Só tu és Deus ­ – versão NTLH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.