
Em meio às cinzas, novo single lançado pela Graça Music, revela o poder transformador de Cristo
27/03/2025
Algumas das maiores empresas do mundo reduzem políticas de inclusão e diversidade
28/03/2025
Por Viviane Castanheira, do Ongrace

COMPARTILHE
No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. O texto de 1 João 4.18, na versão ARA, revela: o amor de Deus é a resposta para vencer o medo, que, muitas vezes, intimida, paralisa e pode levar o indivíduo a viver sem esperança. Segundo o Missionário R. R. Soares, esse temor é mais do que um simples sentimento, é o meio pelo qual o inimigo ataca a humanidade. “É uma ferramenta usada pelo maligno para impedir que as pessoas desfrutem da vida abundante prometida por Jesus”, afirma o líder da Igreja Internacional da Graça de Deus em seu livro Medo, feche essa porta.
Nessa obra, Soares compara o medo a uma porta que, quando aberta, permite a entrada de outros sentimentos negativos, como ansiedade, insegurança e dúvida, mas que pode ser fechada pela fé. “Ao confiar em Deus, somos capazes de enfrentar qualquer desafio.”
O Pr. Márcio Gonçalves, líder da IIGD no Espírito Santo, ressalta que esse mal deve ser rejeitado. “A Bíblia diz que Deus não nos deu espírito de medo. Então, entendo que ele nos prejudica e, por isso, deve ser combatido em Nome de Jesus”, frisa o pastor.
A articuladora social Riviane Maria Silva dos Santos Barra, cearense, de 51 anos, sabe bem o impacto que o medo causou em sua vida. Após perder o pai precocemente, ela e suas irmãs ficavam sob os cuidados da avó, enquanto a mãe trabalhava para sustentar a família. Durante aquele período, ela passou a conviver com o tio que sofria de esquizofrenia. “Ele tinha um comportamento muito agressivo, e eu sentia um medo terrível. Muitas vezes, a única coisa que eu podia fazer era me esconder”, relembra-se.

Riviane vivia amedrontada e viu a situação piorar ao longo dos anos, atingindo o ponto crítico na vida adulta após o nascimento da sua primeira filha. “Quando a criança nasceu, parecia que eu tinha perdido o controle sobre mim mesma”. A partir de então, a articuladora social passou a ter crise de choro constantemente e evitava sair de casa. “Sentia pavor de não conseguir voltar”, conta ela, que desenvolveu síndrome do pânico, uma condição caracterizada por crises intensas de ansiedade, acompanhadas de medo avassalador e sintomas físicos e emocionais aterrorizantes.
A sorte de Riviane mudou, quando ela passou a ouvir as mensagens do Missionário R. R. Soares, graças a uma amiga da sua sogra. “Ela viajou para São Paulo, participou de um culto realizado por ele e adquiriu fitas gravadas das reuniões. Então, antes de sair para trabalhar, meu esposo me deixava assistindo”. Riviane creu no poder de Deus e decidiu participar de um culto especial do Missionário em Fortaleza (CE). “Tive a vida transformada e nunca mais saí da presença do Senhor”, declara a obreira da sede da IIGD em Fortaleza. “Eu amo o meu Deus. Não tenho mais medo e, agora, ajudo pessoas que estão passando pelo mesmo problema”, alegra-se Riviane.